Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo tem dia mais quente de 2021 nesta quarta (e ainda é inverno)

Cidade de São Paulo tem novo dia de calor intenso, com termômetros acima dos 33ºC - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Cidade de São Paulo tem novo dia de calor intenso, com termômetros acima dos 33ºC Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/09/2021 20h08Atualizada em 08/09/2021 22h22

A cidade de São Paulo teve a tarde mais quente de 2021 e cravou a maior temperatura do ano registrando 33,9 ºC. A marca da temperatura máxima foi divulgada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. O registro desta quarta-feira (8) superou os 33,7 ºC, verificados em 30 de janeiro.

A combinação de sol forte e ventos de hoje, que ajudaram na chegada do recorde, precede a chegada de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas no Sudeste e levar temporais com ventos de até 100 km/h na região Sul.

O CGE também divulgou a máxima absoluta do dia, que é registrada apenas em um ponto da cidade: 35,6 ºC em Itaquera, na zona leste da capital.

Em outra medição, feita pelo InMet (Instituto Nacional de Meteorologia), o dia de hoje divide o topo do ranking entre os mais quentes, empatado por 30 de janeiro, ambos marcando 34,1°C, segundo a estação convencional do Mirante de Santana.

Com temperaturas elevadas, o ar seco ganhou força. Por meio de monitoramento do CGE, no início da tarde às 13h30, a (COMDEC) Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decretou estado de atenção para baixa umidade do ar em toda cidade.

O Centro de Gerenciamento de Emergências alerta que as próximas horas predominarão a sensação de calor e tempo abafado. A quantidade de nuvens também deve aumentar, mas não há previsão de chuva.

Nas redes sociais, a alta temperatura de hoje, ainda em meio ao inverno, rendeu comentários de internautas.