Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Polícia prende suspeitos de aplicar golpe com falsas pesquisas da covid

Suspeitos ligavam para as vítimas se passando por agentes do Ministério da Saúde  - bombuscreative/Getty Images
Suspeitos ligavam para as vítimas se passando por agentes do Ministério da Saúde Imagem: bombuscreative/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/09/2021 10h29Atualizada em 13/09/2021 10h58

Policiais da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Sorocaba (SP) prenderam, na manhã de hoje, cinco suspeitos de integrar uma quadrilha que aplicava golpes com a falsa pesquisa sobre a covid-19.

A ação, batizada de "Ripley", prendeu os suspeitos em Itaquera, bairro da zona leste da capital paulista, e cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública). Dispositivos eletrônicos e comprovante das fraudes também foram localizados.

Conforme as investigações, os suspeitos ligavam para as vítimas se passando por agentes do Ministério da Saúde e simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a covid-19. A ação tinha como objetivo conseguir dados das pessoas para clonar o WhatsApp delas.

Segundo a TV Globo, os golpistas faziam perguntas sobre dados pessoais e, na sequência, diziam que para validar a pesquisa a vítima iria receber um código via SMS que deveria ser informado ao suposto agente do ministério. Com isso, os criminosos passavam a ter acesso ao WhatsApp da vítima e pediam dinheiro em nome dela para familiares e amigos.