SP: Polícia prende suspeitos de aplicar golpe com falsas pesquisas da covid
Policiais da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Sorocaba (SP) prenderam, na manhã de hoje, cinco suspeitos de integrar uma quadrilha que aplicava golpes com a falsa pesquisa sobre a covid-19.
A ação, batizada de "Ripley", prendeu os suspeitos em Itaquera, bairro da zona leste da capital paulista, e cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública). Dispositivos eletrônicos e comprovante das fraudes também foram localizados.
Conforme as investigações, os suspeitos ligavam para as vítimas se passando por agentes do Ministério da Saúde e simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a covid-19. A ação tinha como objetivo conseguir dados das pessoas para clonar o WhatsApp delas.
Segundo a TV Globo, os golpistas faziam perguntas sobre dados pessoais e, na sequência, diziam que para validar a pesquisa a vítima iria receber um código via SMS que deveria ser informado ao suposto agente do ministério. Com isso, os criminosos passavam a ter acesso ao WhatsApp da vítima e pediam dinheiro em nome dela para familiares e amigos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.