Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereador que tentou desobrigar uso de máscara morre de covid-19 aos 34 anos

Após quase um mês internado, o vereador de Uberlândia Thiarles Santos faleceu com covid-19, deixando esposa e quatro filhos - Câmara Municipal Uberlândia
Após quase um mês internado, o vereador de Uberlândia Thiarles Santos faleceu com covid-19, deixando esposa e quatro filhos Imagem: Câmara Municipal Uberlândia

Rodrigo Scapolatempore

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

17/09/2021 20h58Atualizada em 18/09/2021 15h33

Defensor de um projeto que desobriga o uso de máscaras de proteção contra a covid-19, o vereador Thiarles Santos (PSL), de Uberlândia (MG), morreu hoje, aos 34 anos, em decorrência de complicações da doença. O parlamentar, que ficou quase um mês internado, deixa esposa e quatro filhos. A causa da morte foi confirmada ao UOL pelo hospital e pela assessoria do vereador.

Thiarles, que não tomou a vacina, testou positivo em 16 de agosto. No mesmo dia, defendeu nas redes sociais: "Fim do uso das máscaras. Jamais irei fazer qualquer distinção entre vacinados e não vacinados. Vamos lutar pelo não uso de máscara quando tivermos com 70% de vacinados, ou já tiverem contraído a doença".

O PL (Projeto de Lei) chegou a ser protocolado na Câmara Municipal em agosto, mas ainda não foi discutido nas sessões ordinárias. No texto que justifica a proposta, Thiarles deu explicações - não comprovadas por órgãos científicos - de como a medida iria beneficiar pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

"O ar quente dentro da máscara pode dificultar a respiração e desencadear crises respiratórias, como crises de asma. Se a máscara for muito apertada, pode desencadear ansiedade, alterando padrões respiratórios e causando muito desconforto", afirmou ele - não há estudos que comprovem isso. Na defesa do tema, reforçou ainda que o projeto visava desobrigar, e não impedir, que as pessoas usassem máscara na cidade.

Agravamento do quadro

Depois de testar positivo, o vereador disse nas redes sociais que estava se recuperando bem, com tratamento em casa, e que não precisaria ser hospitalizado. No entanto, o quadro se agravou e ele precisou ser internado dias depois.

Na terça-feira (14), Thiarles apresentou forte instabilidade. Uma traqueostomia para aliviar a situação chegou a ser cogitada, mas foi adiada. Com os pulmões muito comprometidos, ele não resistiu e morreu na manhã de hoje.

Advogado, Thiarles era natural de Teixeira de Freitas, interior da Bahia. O velório vai ocorrer na manhã deste sábado (18) no Cemitério Parque dos Buritis, na cidade uberlandense.

Manifestações

Nas últimas semanas, Thiarles deixou claro o apoio às manifestações convocadas pelo presidente Bolsonaro (Sem Partido), no dia 7 de setembro.

Mesmo internado, o parlamentar pediu que sua equipe participasse de uma motociata no dia 31 de agosto, quando Bolsonaro esteve em Uberlândia para a comemoração dos 133 anos da cidade.

"O vereador, que se encontra recuperando da covid-19, é um grande apoiador do presidente, com quem compartilha pautas importantes como a defesa da vida, da família, da propriedade privada e da legítima defesa", diz a legenda de vídeo em seu perfil no Instagram oficial, mostrando aglomeração durante o evento.

Uso da máscara

Não há recomendações de órgãos de saúde nacionais ou internacionais que defendam o relaxamento do uso da máscara no Brasil. Nenhuma cidade brasileira deixou de recomendar o material de proteção contra o coronavírus.

O equipamento é obrigatório em Uberlândia, com base na legislação municipal apoiada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. A cidade registrou 134 novos casos nas últimas 24 horas e tem 66% dos leitos de UTI da rede municipal ocupados. Foram 3.055 mortes pela doença e mais de 120 mil casos, segundo último boletim.

Luto oficial

Sem fazer menções ao projeto, o Legislativo local prestou condolências. "O vereador Thiarles Santos deixou sua história e legado na Câmara Municipal de Uberlândia nestes sete meses e vinte dias que passou conosco. Thiarles teve como função primordial representar os interesses da população perante o Poder Público".

O Executivo determinou luto oficial. "É com grande pesar que a Prefeitura informa a notícia do falecimento do vereador Thiarles Santos. Em lamento e em solidariedade aos familiares e amigos, o prefeito Odelmo Leão determinou a decretação de luto oficial por três dias".

Em sua vaga na Câmara, assumirá o suplente Sérvio Túlio Félix Simões Filho (PSL), de 32 anos. Em fevereiro, a Câmara de Uberlândia perdeu a vereadora Adriana Alves Ribeiro, que também morreu em decorrência da covid-19.