Topo

Esse conteúdo é antigo

Três capitais têm dia mais quente do ano nesta segunda; no Pantanal, 43,9ºC

Imagem da Adam Plataform, do satélite europeu Sentinel3, mostra a temperatura em solo - MetSul/reprodução
Imagem da Adam Plataform, do satélite europeu Sentinel3, mostra a temperatura em solo Imagem: MetSul/reprodução

Ed Wanderley

Do UOL, em São Paulo

20/09/2021 21h27Atualizada em 20/09/2021 22h47

São Paulo, Campo Grande e Goiânia tiveram hoje o dia mais quente do ano em pleno inverno. Os termômetros dispararam em boa parte do Brasil, chegando a 44 °C no Pantanal e batendo recorde do ano também no noroeste e oeste do Paraná.

Em São Paulo, MetSul e Inmet confirmaram as marcas mais altas de 2021, com diferença mínima: 35,6 °C e 35,7 °C, respectivamente. A marca anterior também tinha sido batida no mês de setembro, no último dia 13. No interior do estado, Jales foi o município com maior temperatura, chegando a 41,5 °C. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar ficou entre 30 e 35%.

No Centro-oeste, duas capitais passaram pelas temperaturas elevadas em pleno inverno. O sol imperou em Goiás e Goiânia teve que lidar com o calorão de 40,2 °C, a mais alta registrada em 60 anos. O maior registro até então havia sido no dia 30 de setembro de 1961, quando foram sentidos 39,9 °C, segundo o MetSul.

Em Mato Grosso do Sul, boa parte do interior teve registros acima de 40 °C, chegando a 43,9 °C em Corumbá (MS), na região do Pantanal. Na capital, Campo Grande, fez 39,3 ºC, o registro mais alto do ano.

A região Sul também sofreu com o calor em praticamente todo o território. Os termômetros chegaram a 37,2 °C em Santa Rosa (RS), 37,8 °C em Caibi (SC) e 40,3 °C em Palotina (PR).

Mudança de tempo

Apesar de o calor continuar forte no início desta terça-feira, a aproximação de uma frente fria deve trazer chuva e fazer os termômetros baixarem, trazendo chuvas à noite nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Na quarta-feira (22), início da primavera, já deve haver tempo fechado, impedindo as altas temperaturas no Sudeste.

O fenômeno, associado a um ciclone extratropical aumenta a quantidade de nuvens no sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro e ameniza o tempo quente. As chuvas também devem chegar ao sul e leste de Minas Gerais e Espírito Santo, segundo o MetSul.

No Sul, Santa Catarina tem tempo propício para chuvas fortes já a partir de amanhã; condições propícias para precipitações relevantes também no Paraná.

No Nordeste, o calor deve imperar, com chuvas apenas dentro da média pelo resto de setembro. As temperaturas, segundo a Climatempo, devem se manter de na média a acima dela, de uma forma geral para todos os estados. Chuvas mais relevantes, com volume acima do normal, só devem atingir a região em outubro, nas áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, além do centro, oeste e norte da Bahia e do Sertão de Pernambuco.