Topo

Esse conteúdo é antigo

Grávida é baleada a 1 cm do coração em chá de bebê; PM de folga é suspeito

Gestante Vitória Lopes Pena foi baleada durante um chá de bebê no RJ - Arquivo Pessoal
Gestante Vitória Lopes Pena foi baleada durante um chá de bebê no RJ Imagem: Arquivo Pessoal

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

28/09/2021 11h55Atualizada em 29/09/2021 09h02

Uma grávida de 19 anos foi baleada no domingo (26), durante um chá de bebê em Petrópolis, região serrana do Rio. O suspeito pelo disparo é um policial militar da ativa, lotado no 26º batalhão, que estava de folga em um bar próximo ao local da comemoração.

Vitória Lopes Pena está com 37 semanas de gestação e tem uma bala alojada a um centímetro de seu coração, de acordo com relato da mãe da gestante. O bebê passa bem, mas mãe e filha permanecem internadas.

Além dela, cinco pessoas ficaram feridas: duas baleadas foram hospitalizadas e três se machucaram com os estilhaços. O caso está sendo investigado pela 105ª DP e o policial foi liberado. A polícia afirmou que não revelará a identificação do suspeito e, portanto, não foi possível ter acesso à sua defesa.

Festa interrompida a tiros

A comemoração foi interrompida quando Vitória e os convidados foram até a rua comemorar com música alta a revelação do sexo do bebê, uma menina. Segundo moradores, a confusão aconteceu perto de um bar na Estrada Velha da Estrela, no Bairro Meio da Serra, quando um policial militar passou atirando no local.

"Eu não estava na hora, fui avisada pela minha sobrinha e quando eu soube comecei a passar mal, minha pressão subiu. O filho da gente do nada ser baleado, em um chá de bebê? Um absurdo né? Fiquei desesperada", contou Roselaine Lopes, mãe de Vitória, ao UOL.

A gestante foi levada para o Hospital Municipal Alcides Carneiro, que informou que a paciente passou ontem por cirurgia para drenagem no tórax e está internada em leito pós cirúrgico apresentando quadro estável. A avaliação médica mostrou que o bebê passa bem mas o projétil está alojado no tórax da jovem. Até o momento não há orientação da equipe de cirurgia para retirada.

Segundo a mãe, a neta passa bem e a filha sente um pouco de falta de ar: "Ela está com 37 semanas, perto de ter o bebê e não vai passar por cirurgia segundo os médicos, mas vai ficar com a bala alojada pelo resto da vida próximo ao coração", disse.

projéteis - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

De acordo com os exames passados à família, o projétil está alojado a um centímetro de distância do coração de Vitória.

As testemunhas contam que o policial estava alcoolizado e mora próximo a região onde aconteceu o crime.

Polícia se pronuncia

Em nota, a Polícia Militar disse que um policial de folga se envolveu em um desentendimento em um bar na Estrada Velha da Estrela, em Petrópolis. Durante o episódio, duas pessoas foram feridas por disparos de arma de fogo e socorridas inicialmente ao Pronto Socorro do Alto da Serra, sendo transferidas ao Hospital Alcides Carneiro posteriormente.

O policial se apresentou voluntariamente na 105ª DP, Petrópolis, onde o caso foi registrado e o policial foi liberado pelo delegado. A supervisão do batalhão encaminhou o policial para também ser ouvido pela Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) da área. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado.

Já a Polícia Civil disse em nota que a 105ª DP, Petrópolis, instaurou inquérito para apurar os fatos. A perícia foi realizada no local, testemunhas e vítimas estão sendo ouvidas e imagens de câmeras foram requisitadas. As investigações estão em andamento.