Topo

Esse conteúdo é antigo

'Floresta' de maconha com 50 mil pés é descoberta no Maranhão

Floresta de pés de maconha no Maranhão - Reprodução
Floresta de pés de maconha no Maranhão Imagem: Reprodução

Aliny Gama

Colaboração para o UOL

29/09/2021 21h45Atualizada em 30/09/2021 11h19

Uma "floresta" com cerca de 50 mil pés de maconha foi descoberta pela polícia na zona rural do município de Benedito Leite (MA), no limite com o município de Uruçuí (PI). Dois homens, de 58 e 60 anos, foram presos em flagrante por tráfico de entorpecentes, na tarde de ontem (28). A plantação foi destruída hoje, em ação conjunta de agentes da Polícia Civil do Piauí e do Maranhão.

Ainda não foram identificados os donos da terra em que estava sendo realizado o cultivo, que ocupava uma área de dois hectares. Eles deverão responder por tráfico e o terreno será expropriado, ou seja, o proprietário perderá as terras, que ficará em posse da União.

Segundo o delegado regional de Uruçuí, Célio Benicio, responsável pelas investigações que localizaram a plantação, os pés estavam próximos da colheita. No local, foram encontrados materiais em estágio de secagem, no preparo para venda e consumo. As plantas foram arrancadas da terra por retroescavadeira e incineradas.

?Floresta? com cerca de 50 mil pés de maconha é encontrada no Maranhão

Os dois municípios são separados por uma ponte sobre o rio Parnaíba, mas Benedito Leite (MA) não possui delegacia, sendo atendida pela regional de São João dos Patos (MA), a 50 km da região, conforme explica Benício. Por isso, há uma ação cruzada entre os departamentos para compartilhar informações e atuação na região.

Os dois homens presos em flagrante são de Pernambuco. Eles estão na cadeia de São João dos Patos. Os detentos devem passar por audiência de custódia amanhã, na comarca do município de São Domingos do Azeitão (MA).

A Justiça decidirá se eles responderão pelo crime em liberdade ou se haverá conversão em prisão preventiva. Nenhum dos dois apontaram advogados de defesa até o momento. Caso não apresentem representante na audiência, ambos serão assistidos por um defensor público.