Jararaca 'gigante' é encontrada dentro de residência em SC
Uma jararaca gigante foi resgatada de dentro de uma casa em Jaraguá do Sul, interior de Santa Catarina no domingo (24). Segundo a Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), a espécie possui 1,30 metro e foi considerada acima da média de outros animais. O resgate ocorreu por meio dos Bombeiros Voluntários da cidade, por volta das 12h no bairro Jaraguá Esquerdo.
"Medimos o animal e ele tem 1,30 metro. A maior jararaca capturada aqui no Município desde 2017", afirmou Gilberto Ademar Duwe, biólogo da Fujama. De acordo com os bombeiros, o resgate demorou por volta de 40 minutos. A corporação ainda afirmou que recebeu muitas ocorrências de cobras no mesmo dia.
A jararaca deverá ser solta numa área de preservação ambiental, distante da área urbana. "Num lugar que não ofereça risco para as pessoas e também para o próprio animal", afirmou Duwe.
Cobra rara foi encontrada no mesmo bairro
Na semana passada, a Fujama também registrou uma ocorrência inusitada em Jaraguá Esquerdo. Uma jararaca albina com cerca de um metro de comprimento foi resgatada pelos bombeiros voluntários no dia 18 de outubro.
Segundo o biólogo Christian Raboch, que trabalha na entidade, uma cobra com esta característica genética que se desenvolva e sobreviva na natureza é uma ocorrência muito rara. "Pelo tamanho que já atingiu, tudo leva a crer que apesar de ser albino, este animal, especificamente, conseguiu se virar bem sem esta vantagem natural", afirmou.
Em nota, a Fujama afirmou na sexta-feira (22) que decidiu transferir o animal para o Instituto Butantan, em São Paulo. A transferência deverá ocorrer até novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.