Topo

Esse conteúdo é antigo

Jararaca 'gigante' é encontrada dentro de residência em SC

Jararaca foi considerada a maior já encontrada no município de Jaraguá do Sul - Divulgação/Fujama
Jararaca foi considerada a maior já encontrada no município de Jaraguá do Sul Imagem: Divulgação/Fujama

Do UOL, em São Paulo

26/10/2021 09h29Atualizada em 26/10/2021 09h29

Uma jararaca gigante foi resgatada de dentro de uma casa em Jaraguá do Sul, interior de Santa Catarina no domingo (24). Segundo a Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), a espécie possui 1,30 metro e foi considerada acima da média de outros animais. O resgate ocorreu por meio dos Bombeiros Voluntários da cidade, por volta das 12h no bairro Jaraguá Esquerdo.

"Medimos o animal e ele tem 1,30 metro. A maior jararaca capturada aqui no Município desde 2017", afirmou Gilberto Ademar Duwe, biólogo da Fujama. De acordo com os bombeiros, o resgate demorou por volta de 40 minutos. A corporação ainda afirmou que recebeu muitas ocorrências de cobras no mesmo dia.

A jararaca deverá ser solta numa área de preservação ambiental, distante da área urbana. "Num lugar que não ofereça risco para as pessoas e também para o próprio animal", afirmou Duwe.

Cobra rara foi encontrada no mesmo bairro

Na semana passada, a Fujama também registrou uma ocorrência inusitada em Jaraguá Esquerdo. Uma jararaca albina com cerca de um metro de comprimento foi resgatada pelos bombeiros voluntários no dia 18 de outubro.

Segundo o biólogo Christian Raboch, que trabalha na entidade, uma cobra com esta característica genética que se desenvolva e sobreviva na natureza é uma ocorrência muito rara. "Pelo tamanho que já atingiu, tudo leva a crer que apesar de ser albino, este animal, especificamente, conseguiu se virar bem sem esta vantagem natural", afirmou.

Em nota, a Fujama afirmou na sexta-feira (22) que decidiu transferir o animal para o Instituto Butantan, em São Paulo. A transferência deverá ocorrer até novembro.