Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra Guarda Municipal atirando contra ambulantes no RJ

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

28/10/2021 22h43

Uma ação da Guarda Municipal da Prefeitura do Rio na manhã de hoje acabou com feridos e barracas destruídas no Méier, zona norte da cidade. Vídeos registrados por moradores mostram os agentes na rua principal do bairro, Dias da Cruz, acertando as pessoas com cassetete, tentando acertar um homem com chutes e atirando contra outro, com bala de borracha. Segundo o órgão, os agentes alegam terem sido agredidos e reagiram. Ninguém foi preso.

Em uma das imagens, é possível ver um homem de azul sendo conduzido pelos guardas até que ele se solta, pega um caixote e joga contra um agente, sem atingi-lo. Dois guardas revidam a ação e atiram com bala de borracha contra o homem, que aparece correndo. Em outro momento, um homem é visto tentando se proteger dentro de uma loja, após receber um golpe de cassetete.

Ao menos duas pessoas aparecem feridas nas imagens, com ferimentos na cabeça e em um braço. Após a ação, em outro registro, um ambulante aparece gritando, indignado ao ver sua barraca de frutas destruída durante a abordagem: "Covardes, covardes", gritou. Nenhuma prisão ou apreensão foi realizada.

Em nota, a assessoria da Guarda Municipal disse que a equipe foi agredida por ambulantes irregulares que resistiram a uma ação de ordenamento urbano, realizada pela Coordenadoria de Controle Urbano, no Méier. "Foi necessário fazer uso de instrumento de menor potencial ofensivo para dispersar o tumulto. Um guarda municipal foi ferido sem gravidade e duas viaturas foram avariadas", diz o comunicado.

As cenas da ação geraram revolta em quem fazia registros da violência e, depois, também mobilizou internautas. "Ridículo isso que fizeram com ambulantes no Méier. Não precisavam destruir a barraca de frutas... uma simples conversa não poderia resolver problema? Eles não têm empatia. Brasil está cada vez a beira do precipício", comentou uma mulher.

Outros marcaram o prefeito Eduardo Paes pedindo explicações e questionando se ele estaria de acordo com a abordagem: "Isso é inadmissível, agrediram esses trabalhadores, que só estão tentando sobreviver na crise que vivemos, a troco de nada. Até quando esse absurdo vai acontecer?". Também nas redes, o vereador Chico Alencar (PSOL) aproveitou para questionar a ação e se manifestar conta o uso de armas de fogo por parte da Guarda Municipal. O prefeito Eduardo Paes, até o momento, não se manifestou sobre o ocorrido.

A Secretaria de Ordem Pública participou da ação, mas até a conclusão desta reportagem não comentou sobre o ocorrido. Este espaço será atualizado tão logo haja manifestação.