Topo

Esse conteúdo é antigo

PR: Grupo de ação em Três Barras já tinha assaltado bancos em 3 municípios

Seis suspeitos morreram em confronto com a PM após tentativa de assalto frustrada     -  Foto: Divulgação/PMPR
Seis suspeitos morreram em confronto com a PM após tentativa de assalto frustrada Imagem: Foto: Divulgação/PMPR

Do UOL, em São Paulo

05/11/2021 04h00Atualizada em 05/11/2021 13h46

A quadrilha que tentou assaltar um banco em Três Barras do Paraná (PR) já era monitorada pela Inteligência da Polícia Militar desde julho deste ano. Os suspeitos ficaram visados pelas autoridades após realizarem roubos em agências de outros municípios paranaenses, como Campo Bonito, São Carlos do Ivaí e Mariluz e estariam planejando a nova ação há cerca de dois meses.

Na madrugada de hoje, os suspeitos chegaram ao Banco do Brasil da cidade em um Honda HRV roubado. A menos de 700 metros de distância, uma outra ação ocorreu na Cooperativa Sicredi, com o apoio de um veículo Renault Fluence, carregado com explosivos. Os policiais, já cientes dos planos, contra-atacaram e acabaram matando seis dos suspeitos. Outros dois estão foragidos.

"Nossas equipes já estavam há uma semana na região acompanhando de forma velada a movimentação dos autores", afirmou o coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante-geral da PM do Paraná.

Um dos homens mortos estava com explosivos no próprio corpo e teria acionado o material ao avistar os agentes. Parte da ação dos criminosos na cidade foi capturada por vídeos.

No total, após a tentativa de assalto frustrada, foram apreendidos três fuzis, sendo dois 556 e um AK 47, duas armas de calibre .12, duas pistolas, coletes balísticos, diversos carregadores municiados e um carregador caracol com capacidade para 100 munições.

Araçatuba e Varginha

No dia 30 de agosto, um mega-assalto a três agências bancárias ocorreu em Araçatuba, no interior de São Paulo. Homens armados com fuzis explodiram caixas eletrônicos, usaram reféns como escudos humanos na fuga, espalharam explosivos pelas ruas, incendiaram veículos para isolar a cidade e ainda usaram drones para monitorar a ação.

De acordo com a SSP, foram deixados explosivos em ao menos 14 pontos da cidade. Um deles foi detonado quando um homem de 25 anos passou pelo local. A vítima sofreu amputações nos dois pés e teve dedos das mãos cortados. A Polícia já efetuou a prisão de 16 pessoas que teriam envolvimento com o caso.

No domingo (31), uma operação conjunta entre as polícias Militar e Rodoviária Federal terminou com a morte de 25 suspeitos de estarem planejando assaltos a banco na cidade de Varginha (MG).

Especialistas veem semelhanças no tipo de armamento e na estratégia adotada pelos suspeitos. Eles estavam escondidos em duas chácaras onde arquitetavam um roubo aos moldes do que a polícia chama de novo cangaço, tática também conhecida como "domínio de cidades". A ação seria semelhante ao ataque na cidade paulista, quando foi planejado um roubo de R$ 90 milhões.