Placas geram polêmica em cidade de Goiás: 'A bebida é urina do capeta'
Miranápolis, que fica na zona rural da cidade de Anápolis, tem chamado atenção de visitantes devido a placas com mensagens fortes, com tons religiosos, além de dividir opiniões entre os moradores. Dentre elas, logo na entrada do povoado, uma se destaca: "A mulher que usa roupa curta, transparente e decotada, é amiga de Satanás". Outras falam de bebida e barulho. A comunidade está a 60 km da capital de Goiás e é conhecida pelos mosteiros e igrejas católicas.
No começo da estrada que leva para o povoado lê-se outra placa: "O padre que promove barulho é amigo do demônio". A equipe do UOL foi até o local para verificar a origem das placas e ouviu moradores da região. Segundo eles, padres instalaram as mensagens.
Lenir Freitas, de 52 anos, afirmou ao UOL que elas existem há alguns anos. "Estou aqui há um ano e as placas já estavam. Dizem que estão aí faz mais de 10 anos. Realmente chamam bastante atenção. Me falaram que são 3 ou 4 padres que moram por aqui e tiveram essa ideia". Outro morador, que preferiu não se identificar, disse que algumas das mensagens foram instaladas há menos de um mês.
Uma mulher, que prefere não ser identificada, explicou que não se fala muito sobre o assunto por medo de retaliação."Quando acontece alguma reclamação, eles chamam a polícia", disse, preocupada.
Edmar Machado, que trabalha como motorista, reside na região. Ele conta que todos os terrenos são propriedades privadas dos padres, o que faz com que muitas pessoas não reclamem. "É a opinião deles, são mensagens muito pesadas. Vai ver algumas pessoas concordam e por isso não criticam. Eu acho muito pesadas". Questionados, os moradores disseram não saber informar os nomes dos religiosos.
Ao adentrar mais na comunidade, há imagens de santos e santas católicas, esculturas e pequenas igrejas. Quase ao lado de uma igreja maior que as outras do local, uma porteira de madeira dá acesso a uma estrada de terra, que os moradores dizem ser a casa dos padres.
Nela está instalada uma réplica da placa que está na entrada do povoado e critica as roupas decotadas femininas. Há mais uma placa, em tamanho maior, com as frases: "Quem reza vai para o céu; quem não reza irá para o inferno" e "Quem não reza é pior que o demônio."
O UOL tentou contato, mas não conseguiu falar com nenhum morador da residência.
Um jovem que pediu sigilo de sua identidade, passava pelo local e contou que essa placa, com as duas mensagens, tinha sido instalada pelos padres há menos de um mês.
Em frente à igreja, uma imagem de Nossa Senhora das Dores chorando junto da frase "protegei-nos dos amigos e seguidores do demônio", ao seu lado uma outra placa com os dizeres "a bebida alcoólica é urina do capeta" e uma terceira réplica da placa em crítica às mulheres.
A reportagem tentou obter informações com a Diocese de Anápolis e confirmar se há algum vínculo com a igreja católica, mas as ligações não foram atendidas.
Na manhã de sábado (13), ao procurar a entidade, apenas a paróquia que funciona junto à Diocese estava com atendimento. Uma funcionária respondeu que não sabia a respeito das placas e indicou a cúria diocesana, mas informou que o atendimento só será retomado após o feriado. A matéria será atualizada caso haja um posicionamento antes disso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.