Topo

Desaparecidos de Atibaia estavam em festa em área rural: 'Foi um susto'

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em Atibaia (SP)

29/11/2021 15h06

Os seis funcionários de um restaurante japonês em Atibaia (SP) reapareceram hoje à tarde, depois de passarem quatro dias. Os jovens, com idades entre 17 e 25 anos, estavam em uma festa com mais de 50 pessoas em uma casa na zona rural da cidade, onde não havia sinal de celular e retornaram com a ajuda de carona de outros participantes do evento.

Oriundos do Nordeste, eles haviam sido vistos pela última vez na quinta-feira (25), quando saíram para beber. O desaparecimento foi comunicado pelos donos do próprio restaurante, responsável pelo alojamento onde os rapazes vivem.

A reportagem do UOL presenciou o momento em que os jovens retornaram à casa onde moravam, a cerca de 30 metros do estabelecimento.

"Os meninos apareceram!", disse com a voz ofegante a auxiliar de cozinha Ana Maria Bernardo da Silva, mãe de um dos jovens.

Mais tarde, Ana Maria conversou com o UOL. "Foi um choque. Foram dias de angústia. Não é fácil saber que o seu filho está desaparecido. Já estava esperando pelo pior. Espero que agora eles só saiam de casa para o trabalho."

Em seguida, eles foram levados ao 2º Distrito Policial de Atibaia para prestar depoimento.

"Eles foram localizados e estão bem, sem nenhum tipo de ferimento", disse o delegado Hermes Jun Nakashima, responsável pela investigação do caso.

Dois dos seis jovens que reapareceram em Atibaia são levados para a delegacia - Herculano Barreto Filho/UOL - Herculano Barreto Filho/UOL
Dois dos seis jovens que reapareceram em Atibaia são levados para a delegacia
Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Em conversa com a reportagem, os jovens informaram que saíram para beber na última quinta-feira. Eles estavam voltando para casa quando foram abordados por amigos em dois veículos, que os convidaram para ir à festa na área rural.

"Era uma chácara com piscina, música e muita bebida. A gente queria falar com a família, mas não tinha sinal de celular. A gente também não tinha como voltar. Então, esperamos lá até alguém nos dar carona", disse o sushiman José Leonardo Oliveira da Fonseca, 25, que veio do Rio Grande do Norte para trabalhar no restaurante há quatro meses.

Após conversar com os jovens, o empresário Paulo Martin de Oliveira Sobrinho, proprietário do restaurante japonês, disparou uma mensagem de áudio em um grupo do WhatsApp com mais de 50 familiares dos jovens, criado para repassar informações sobre o sumiço.

"Eles foram encontrados e estão todos bem, em perfeitas condições e sem nenhum ferimento", disse.

Os familiares dos jovens desaparecidos já se mobilizavam para viajar a Atibaia para acompanhar o caso de perto. Enquanto aguardava pelo depoimento dos jovens na delegacia, Sobrinho enviava mensagens de áudio dos jovens para tranquilizar os familiares.

"Foi um susto. Passei esses últimos dias passando informações do caso para as famílias. Mas estamos felizes porque estão todos bem."