Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva persiste e cidade de SP volta a estado de atenção para alagamentos

31.dez.2021 - Motoristas, ciclistas e pedestres enfrentam chuva forte na Avenida Paulista, no centro da capital paulista - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
31.dez.2021 - Motoristas, ciclistas e pedestres enfrentam chuva forte na Avenida Paulista, no centro da capital paulista Imagem: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

31/12/2021 16h13

As chuvas que, na tarde de ontem, atingiram a cidade de São Paulo voltaram a cair com intensidade na tarde de hoje. Desde às 13h50, o CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) emitiu alerta de estado de atenção para todas as zonas da capital.

Segundo nota do Centro de Gerenciamento, as chuvas estão vindo do interior do estado. O comitê afirma que haverá chuvas com pontos moderados e fortes nas zonas Norte e Oeste e no extremo da zona Sul, com probabilidade de rajadas de vento e alagamentos.

Já na zona Sudeste, a chuva é leve, enquanto apenas garoa na zona Leste. "As próximas horas seguem com tempo instável na cidade, com novas áreas de chuva atuando em outras regiões, com potencial para alagamentos e lento deslocamento", afirmou a Prefeitura.

Ontem, a capital entrou em estado de atenção no final da tarde e ficou neste nível de alerta até às 20h20.

Diz a Prefeitura que os próximos dias seguem com "condições típicas de verão, ou seja, sol entre nuvens, tempo abafado e pancadas de chuva concentradas no final das tardes".

O primeiro dia de 2022 seguirá com o clima de forma semelhante. Durante o dia, afirma a prefeitura, a temperatura mínima será de 18°C, enquanto a máxima pode superar 26°C. Chuvas com rajadas de vento e raios devem aparecer na parte da tarde.

Essa chuva chega à São Paulo após causar estragos no estado da Bahia. Os temporais se deslocam em direção ao sudeste do país e devem permanecer por até dez dias.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), trata-se de uma zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse fenômeno forma corredores da região amazônica até a área central do Atlântico sul, provocando fortes chuvas.

Esse temporal causou alagamentos e enchentes em Minas Gerais e no litoral de São Paulo — o Inmet manteve o alerta de perigo para Minas, todo litoral paulista e litoral sul do Rio de Janeiro, além de grandes áreas em Tocantins, Goiás, Maranhão, Piauí, Pará, Mato Grosso e Amazonas. O aviso está valendo pelo menos até esse domingo, dia 2 de janeiro.

Veja as orientações da Prefeitura de São Paulo para amenizar efeitos dos alagamentos:

  • Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.