Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Idoso e filho autista são 'esquecidos' por companhia e voo sai sem eles

Nilton, de 83 anos, possui problema na perna e por isso precisa de cadeira de rodas; ele tinha embarque prioritário - Reprodução/ Arquivo pessoal
Nilton, de 83 anos, possui problema na perna e por isso precisa de cadeira de rodas; ele tinha embarque prioritário Imagem: Reprodução/ Arquivo pessoal

Caio Santana

Do UOL

05/01/2022 20h54Atualizada em 06/01/2022 14h42

O idoso Nilton Alves, 83, e o filho dele Nelson, 41, que tem autismo, foram deixados para trás por um avião da Gol que decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, rumo a Vitória, no Espírito Santo, na manhã de ontem. Os dois foram encaminhados por familiares a profissionais da companhia, após os festejos de Natal e Ano-Novo, para retornarem para casa após dois anos sem reuniões familiares, devido à pandemia.

"Meu sogro tem problema na perna e tinha embarque prioritário. Ele estava esperando numa sala de espera para o pessoal da Gol levá-lo para o portão de embarque. Eu estava trocando mensagens com ele pelo celular", explica o engenheiro de sistemas André Lee, em entrevista ao UOL.

Ele disse que deixou o sogro sob os cuidados de colaboradores da aérea, que garantiram "assistência 'especial' até o embarque no voo que partiria às 6h35 de ontem.

foto 1 - Reprodução/ Arquivo pessoal - Reprodução/ Arquivo pessoal
Captura de tela mostra conversa entre Nilton e o genro, Andre Lee, em que o idoso fala que esqueceram ele e o filho
Imagem: Reprodução/ Arquivo pessoal

"Perguntei pra ele por que ele não havia embarcado ainda, pelo horário, e ele não soube me responder. Aí, quando já tinha passado a hora, ele só me falou que esqueceram e os realocaram para outro voo às 10h", completa o engenheiro, que diz, ainda, que os parentes teriam que fazer escala no Rio de Janeiro, em vez de seguirem em voo direto, como previam os bilhetes originais. Após reclamação da família, os dois acabaram seguindo viagem em voo da Latam, apenas às 13h.

Procurada pelo UOL, a Gol confirmou que o problema se deu por um desencontro de informações, o que provocou a perda do voo dos dois clientes, realocados em nova viagem no início da tarde.

foto 2 - Reprodução/ Arquivo pessoal - Reprodução/ Arquivo pessoal
Nilton visitava a família em São Paulo com o filho Nelson após mais de dois anos devido à pandemia
Imagem: Reprodução/ Arquivo pessoal

Confira a resposta da companhia aérea:

"A GOL informa que os clientes realizaram check-in prioritário para o voo G3 1320, programado para a manhã da terça-feira (4), entre Congonhas e Vitória. Porém, houve um desencontro de informações por parte da equipe da GOL no processo de embarque, ocasionando na perda do voo.

A GOL realizou toda assistência necessária aos clientes e ambos receberam acompanhamento, refeição, e foi feito o contato aos familiares explicando o ocorrido. Os dois clientes embarcaram no início da tarde de terça-feira.

A GOL lamenta profundamente os transtornos causados e está apurando os motivos para que situações como essa não voltem a ocorrer".