Topo

Esse conteúdo é antigo

Manaus: Carro da polícia é metralhado, agente é baleada e 2 detentos morrem

Carro da Polícia Civil transportava três homens presos no dia anterior até o fórum da cidade - PCAM/Divulgação
Carro da Polícia Civil transportava três homens presos no dia anterior até o fórum da cidade Imagem: PCAM/Divulgação

Colaboração para o UOL, em Manaus

06/01/2022 23h08Atualizada em 07/01/2022 19h15

Um veículo da Polícia Civil foi alvejado por tiros de fuzil enquanto transportava três detentos para uma audiência de custódia, em plena avenida Paraíba, no bairro de São Francisco, em Manaus (AM), na tarde de hoje. Dois dos presos acabaram mortos e uma policial civil foi baleada. A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas entre facções rivais.

Os criminosos estavam em três automóveis, que pararam ao lado do carro da Polícia Civil, em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, e efetuaram os disparos. Após a investida, o grupo fugiu.

Um homem suspeito de envolvimento no ataque acabou preso. Level de Freitas Vilhino, 27, segundo a polícia militar, tentava fugir quando foi interceptado na AM-010. Ele foi encontrado em uma área de mata e usava tornozeleira eletrônica. O fugitivo foi conduzido para a Delegacia Geral (DG) e será apresentado nesta sexta-feira (6), em coletiva de imprensa.

O UOL tenta contato com o representante legal do suspeito, mas, até o momento, a informação é que ele não teve defesa constituída. O espaço segue aberto para manifestação dos advogados.

Alvos

De acordo com informações da Polícia Civil, três homens eram transportados em veículo oficial no momento do crime. O trio tinha sido preso ontem, com armas de fogo e são suspeitos de integrar uma facção criminosa amazonense.

Segundo a delegada-geral, Emília Ferraz, os homens estariam armados com objetivo de cometer homicídios contra uma facção rival. A suspeita é que houve um "ajuste de contas", possivelmente com "queima de arquivo".

Matheus Danilo Barros Dias, 24, foi atingido e morreu no local. Antônio Marlon Silva dos Santos, 46, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos antes de chegar ao Hospital João Lúcio, na zona leste de Manaus. Paenas Patrick Reis de Sena, 28, chegou com vida ao Hospital 28 de agosto e foi transferido de centro de saúde.

A policial civil Priscila Silva de Souza, que também estava no carro oficial da polícia, foi atingida de raspão por um dos tiros, mas, segundo primeira avaliação médica, não corre risco de morte.

Operação

Um grande cerco policial está sendo formado nas ruas de Manaus para tentar capturar os suspeitos do ataque. Por determinação do governador Wilson Lima, todos os policiais militares de folga estão sendo convocados para participar da operação de captura.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O veículo alvejado era da Polícia Civil, e não da Polícia Militar como foi informado inicialmente. A informação foi corrigida.