Defesa Civil de MG emitiu alerta para 'cabeça d'água' em Capitólio; entenda
Resumo da notícia
- Aviso de "grande perigo" desde ontem continua valendo para Minas Gerais
- Há ainda alertas para regiões de outros estados e Distrito Federal
- Entenda as diferenças entre tromba d'água e cabeça d'água
A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta, na manhã deste sábado (8), para a "possibilidade de ocorrência de cabeça d'água" nos municípios de Capitólio, São João Batista da Glória e São José da Barra. Horas depois, uma rocha despencou em um cânion em Capitólio e atingiu embarcações com turistas que estavam no local.
Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, as fortes chuvas que atingem Minas Gerais podem ter relação com o acidente na cidade turística. Em entrevista à CNN, ela destacou que é preciso manter a atenção mesmo depois das chuvas fortes, pois o efeito do acúmulo de água pode ocorrer dias depois e até em áreas diferentes —como deslizamentos de terra.
Pegorim destacou as diferenças entre os eventos relacionados às chuvas intensas, que têm sido citados nos últimos dias. De acordo com ela:
- Cabeça d'água é o fenômeno caracterizado pela elevação rápida e repentina do volume de um rio ou riacho, provocada por quedas de chuvas nas regiões de cabeceiras ou áreas mais elevadas ao longo do leito do rio. Por isso, pode varrer uma região mais ampla, chegando a lugares onde o céu está limpo. É considerado um fenômeno mais perigoso para as pessoas que estão em lugares como rios e riachos.
- Tromba d'água é como um funil de água caindo em uma mesma área. É um fenômeno relacionado a nuvens do tipo cumuliforme. E, portanto, que atinge uma região mais específica.
Pegorim sugere que os turistas que planejam viagens de férias para a região revejam os planos por alguns dias —já que a previsão é de mais chuvas.
O estado é atingido por temporais desde o fim do ano passado — mais de 120 municípios estão em situação de emergência. Hoje, mais cedo, um dique transbordou e interrompeu o trânsito na BR-040, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em Capitólio, até as 21h30, os bombeiros de Minas Gerais confirmaram sete mortes decorrentes do desabamento. Mais de 30 pessoas foram atendidas em hospitais da região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.