Topo

Esse conteúdo é antigo

Capitólio: Jovem de 14 anos e pai estão desaparecidos, diz Polícia Civil

Do UOL, em São Paulo

09/01/2022 12h07Atualizada em 09/01/2022 14h56

Um adolescente de 14 anos e o pai, 37, são as duas vítimas que continuam desaparecidas após a tragédia em Capitólio, cidade turística de Minas Gerais, a cerca de 300 km de Belo Horizonte. Ontem (8), uma rocha se desprendeu de um paredão e atingiu quatro lanchas com turistas.

Além do pai e filho, avó e avô paterno também estavam na embarcação, segundo informações da Polícia Civil de Minas Gerais. Até o momento, oito corpos foram encontrados.

Formalmente, apenas um nome foi confirmado, mas a polícia diz que as famílias fizeram um primeiro reconhecimento das vítimas. O corpo identificado é de Júlio Borges Antunes, de 68 anos, natural de Alpinópolis (MG).

Segundo a Polícia Civil, os turistas da lancha "Jesus" estavam hospedados em uma pousada de São José da Barra e fecharam um passeio de barco ao Capitólio.

O tempo nublado na região, diz a polícia, minimizou a tragédia. "Por sorte, o tempo estava com nuvens, garoa. Caso contrário, ali é uma área que podia ter de 50 a 100 pessoas nadando, crianças", afirmou o delegado de Passos, Marcos Pimenta.

"Não descartamos, inclusive, que a erosão pode ter sido provocada tanto pelas chuvas e também pelo choque das lanchas, que param e fazer um 'escarcéu', mas isso será melhor analisado pela Marinha do Brasil", acrescentou ele.

A mãe de um homem de 25 anos também aguarda a identificação do corpo. Natural de Campinas (SP), o mecânico Maycon Douglas de Osti —que faz aniversário hoje—, estava na lancha com a namorada, a mãe dela e o namorado da mãe (veja abaixo).

Em entrevista coletiva, o médico legista da Polícia Civil informou que os corpos estão "bem danificados" e explicou que as vítimas sofreram um trauma de "altíssima energia", o que dificulta a identificação.

Veja a lista de mortos e desaparecidos divulgado pela Polícia Civil:

  • Piloto da lancha, 40, Betim (MG)
  • Mulher, 43, de Cajamar (SP)
  • Mulher, 18, de Paulínia (SP)
    É filha da mulher de Cajamar
  • Homem, 67, Anhumas (SP)
  • Mulher, 57, Itaú de Minas (MG)
    É esposa do homem de 67 anos
  • Homem, 37, Itaú de Minas (MG)
    É filho da mulher de 57 anos e do homem de 67 anos
  • Adolescente, 14, Alfenas (MG)
    É filho do homem de 37 anos
  • Indivíduo, 24, Campinas (SP)
  • Homem, 35, Passos (MG)

Mãe espera notícias sobre filho

A mãe de Maycon Douglas de Osti espera notícias sobre o filho, que estava na lancha atingida pela rocha que se desprendeu de um cânion em Capitólio. Osti passeava junto com a namorada Camila Silva, a mãe dela e o namorado da mãe.

Toda a família de Osti e a da namorada vivem em Sumaré, na região de Campinas, no interior de São Paulo. O pai do rapaz desaparecido viajou na madrugada de hoje (9) para a região de Capitólio. Ele chegou à cidade mineira por volta das 10h e, sem muita esperança, aguarda para confirmar se o corpo encontrado nesta manhã é de seu filho.

Até agora, a família se diz muito angustiada com a falta de informações oficiais. Tania contou que assim que soube da notícia do desprendimento de um paredão no lago de Furnas, ligou para o celular do filho e da namorada dele, sem sucesso.