Topo

Esse conteúdo é antigo

Dique que transbordou em MG entra em 'situação de ruptura iminente'

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

09/01/2022 13h35Atualizada em 09/01/2022 17h06

Após transbordar no final da manhã de ontem devido às chuvas, o dique da mina de ferro de Pau Branco, em Nova Lima (MG) foi colocado em nível 3 de emergência. A classificação, que é a mais grave nesta escala de segurança, representa "situação de ruptura iminente ou em curso", segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração).

Procurada pelo UOL, a fabricante de tubos Vallourec, responsável pela mina, confirmou a elevação do nível de risco da estrutura, que despejou sedimentos sobre a BR-040 e deixou uma pessoa ferida. A condição exige que a região seja evacuada e, segundo a empresa, "as poucas pessoas residentes em áreas dentro da mancha de inundação já foram removidas". A ANM informa que seis pessoas foram realocadas.

A Justiça de Minas Gerais obrigou a empresa a adotar, em até 48 horas, um plano que garanta segurança e estabilidade à estrutura. A Vallourec informa que está providenciando, além da evacuação dos habitantes, a remoção de mais de 400 animais silvestres da região, que serão levados para criadouros e viveiros credenciados por órgãos ambientais.

Além da determinação para que a Vallourec tome providências "para conter os danos ambientais e sociais" causados pelo vazamento, a Justiça bloqueou R$ 1 bilhão da empresa, que afirma estar trabalhando "para minimizar os transtornos ocorridos e para restabelecer a normalidade da situação".

O juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, autor da decisão, agiu a pedido do MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais). "Aparentemente, não houve vítimas fatais, mas o fato gerou a evacuação de pessoas e interdição da rodovia BR-040 e já é possível afirmar que causou danos socioeconômicos e socioambientais ainda pendentes de diagnóstico e mensuração", afirma o órgão.

Até o final do ano passado, segundo a ANM, 40 barragens pelo país estavam no nível de emergência 3. Destas, as três unidades com risco máximo ficam em Minas e todas pertencem à mineradora Vale. São elas: B3/B4 (Nova Lima), Forquilha III (Ouro Preto) e Sul Superior (Barão de Cocais). A empresa planeja, para 2025, não ter mais, nenhuma barragem em situação crítica de segurança.

Chuvas em MG

Pelo menos dez cidades da região de Belo Horizonte amanheceram com pontos de alagamento e relatos de pessoas atingidas pelas chuvas durante a madrugada. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais houve mais de 120 chamadas de pessoas ilhadas na região.

Em Nova Lima, local do rompimento do dique, as águas chegaram a atingir 2,5 metros. Com a confirmação de pelo menos oito mortos no acidente de Capitólio, ontem, já são 14 óbitos em decorrência das chuvas intensas, segundo a Defesa Civil estadual.

Até a manhã de hoje, os bombeiros haviam registrado 124 chamadas de socorro com pessoas ilhadas em dez cidades da região metropolitana:

  • Betim
  • Brumadinho
  • Contagem
  • Juatuba
  • Mário Campos
  • Mateus Leme
  • Nova Lima
  • Raposos
  • Rio Acima
  • Sabará

Ao todo, 3.374 pessoas estão desabrigadas, ou seja, precisam de assistência do governo para moradia temporária, segundo as autoridades. Outros 13.723 habitantes também precisaram deixar suas casas, mas puderam ser realocados por conta própria.

O governador de Minas, Romeu Zema (MG), cancelou sua ida à região de Capitólio, prevista para hoje, devido ao mau tempo. Segundo a assessoria do Executivo estadual, uma nova data para o deslocamento será definida.

Inundações

Até o final da tarde de hoje, a água seguia jorrando na região de Nova Lima, em Minas Gerais.

Em vídeos de moradores da região é possível ver que o nível da água ainda alcança o teto de algumas residências, e que para realizar o deslocamento no local, equipes de resgate precisam fazer uso de jet skis.