Topo

Esse conteúdo é antigo

Prédio é evacuado em BH após desabamento parcial causado por chuvas

A parte que cedeu fica localizada abaixo da quadra do edifício - Divulgação / Corpo de Bombeiros MG
A parte que cedeu fica localizada abaixo da quadra do edifício Imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros MG

Do UOL, em São Paulo

09/01/2022 15h07Atualizada em 09/01/2022 17h06

Por conta das fortes chuvas em Minas Gerais, um prédio que fica no bairro Buritis, em Belo Horizonte (MG), desabou parcialmente hoje (9). Moradores tiveram que deixar o local. Inicialmente, não há informações sobre feridos.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais disse que atendeu a ocorrência depois de receber o chamado de um morador. A Defesa Civil e a Polícia Civil também prestaram socorro.

O estado vem registrando transtornos causados por temporais desde o fim do ano passado. Ontem (8), um tdique transbordou na região de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e interditou o trânsito na BR-040. Mais tarde, uma rocha caiu de um paredão em Capitólio, região turística do estado —dez pessoas morreram.

Chuvas causaram desabamento de parte de um prédio localizado em Belo Horizonte - Divulgação / Corpo de Bombeiros MG - Divulgação / Corpo de Bombeiros MG
Chuvas causaram desabamento de parte de um prédio localizado em Belo Horizonte
Imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros MG

O prédio danificado fica na rua Ernani Agrícola e os condôminos não precisarão deixar o endereço definitivamente. A decisão foi tomada pela Defesa Civil, que fez uma avaliação estrutural e constatou que não há prejuízos para a laje ou pilares do prédio.

"Não há necessidade de ninguém sair. A não ser que um morador não se sinta confortável com a situação, mas a Defesa Civil não vai isolar o prédio", disse o porta-voz da Defesa Civil em uma transmissão da rádio Band News.

Moradores precisaram deixar prédio em BH após estrutura ceder por conta das chuvas - Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Moradores precisaram deixar prédio em BH após estrutura ceder por conta das chuvas
Imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Apesar da permissão para retornar aos apartamentos, os moradores serão mantidos longes da garagem e da quadra esportiva, até que sejam realizados reparos nos locais.

Dique transborda em MG

O tansbordamento de um dique da mina de ferro de Pau Branco, em Nova Lima (MG), ainda causa preocupações. O dique foi colocado em nível 3 de emergência. A classificação, que é a mais grave nesta escala de segurança, representa "situação de ruptura iminente ou em curso", segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração).

A condição exige que a região seja evacuada e, segundo a Vallourec, responsável pela mina, "as poucas pessoas residentes em áreas dentro da mancha de inundação já foram removidas". A ANM informa que seis pessoas foram realocadas.

A Justiça de Minas Gerais obrigou a empresa a adotar, em até 48 horas, um plano que garanta segurança e estabilidade à estrutura.

A Vallourec disse que está providenciando, além da evacuação dos habitantes, a remoção de mais de 400 animais silvestres da região, que serão levados para criadouros e viveiros credenciados por órgãos ambientais.

Além da determinação para que a Vallourec tome providências "para conter os danos ambientais e sociais" causados pelo vazamento, a Justiça bloqueou R$ 1 bilhão da empresa.