Topo

Esse conteúdo é antigo

Foz do Iguaçu: Marinha pede suspensão de passeios próximos a quedas d'água

Passeios molhados são feitos com aproximação das quedas d"água nas Cataratas do Iguaçu - Reprodução/ RPC
Passeios molhados são feitos com aproximação das quedas d'água nas Cataratas do Iguaçu Imagem: Reprodução/ RPC

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 16h17Atualizada em 10/01/2022 16h17

Após o desastre que vitimou dez pessoas em Capitólio (MG) no último sábado (8), outros locais turísticos que oferecem serviços semelhantes aos realizados no Lago de Furnas passam por reavaliação devido aos riscos da atividade. É o caso dos passeios de barco do Macuco Safari, em Foz do Iguaçu (PR). A Marinha solicitou em comunicado que essas atividades próximas às pedras do Parque Nacional do Iguaçu sejam suspensas.

"O comunicado é uma precaução. Ele apenas solicita que os passeios embarcados se mantenham a uma certa distância da margem até que sejam apresentados os estudos e laudos geológicos", explicou José Ulisses, chefe substituto do Parque Nacional do Iguaçu, em entrevista ao telejornal Meio Dia Paraná, da RPC, afiliada paranaense da TV Globo.

Apesar de ter geografia diferente dos cânions em Capitólio, a medida pretende garantir mais segurança aos turistas que estiverem no local. Segundo a direção do parque, já há laudos com estudos completos tanto das trilhas das Cataratas do Iguaçu, quando dos passeios pelo Macuco Safari.

"Nós mantemos o monitoramento regular dessa área. Estaremos apresentando esses estudos e os relatórios e a gente acredita que muito em breve o passeio completo, [com o] passeio molhado vai estar disponibilizado", declara Ulisses.

Ele acrescenta que existe no parque um processo rigoroso de monitoramento da vazão da água e de toda área geológica. No momento, os demais passeios ainda não estão restringidos, apenas aqueles em que há aproximação das quedas d'água. Os passeios secos estão mantidos.