Topo

Esse conteúdo é antigo

Onde a chuva persiste? Previsão põe 12 estados em alerta nesta semana

Estados do Sudeste entram em alerta por chuva; Piuaí, Bahia, Mato Grosso e outros também devem ter chuva forte - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Estados do Sudeste entram em alerta por chuva; Piuaí, Bahia, Mato Grosso e outros também devem ter chuva forte Imagem: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 12h25

A semana deve ser de chuva forte em muitos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS) se desconfigura hoje, mas a instabilidade causada pelo fenômeno persiste nos próximos dias. Ao menos 12 estados de todas as regiões do país ficam em alerta para possíveis fortes precipitações previstas nos próximos dias.

Algumas localidades já sofrem com as consequências dos temporais desde a semana passada, como é o caso de cidades de Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Espírito Santo. No caso de Minas, as chuvas seguem com precipitação forte ao longo da semana.

Meteorologistas da Climatempo alertam para temporais no Rio de Janeiro, norte de São Paulo, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, sul de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Sudeste

No Rio de Janeiro, há risco alto de temporais no interior do estado nesta segunda-feira. Até pelo menos quinta-feira (13), todas as regiões podem ter chuva moderada e forte, com potencial para alagamentos nos centros urbanos e elevação repentina do nível dos rios e córregos, segundo o Climatempo.

Em São Paulo, há risco alto de temporais no leste e norte do estado hoje. Amanhã, a chuva persiste no estado devido à ação de um corredor de umidade que atua no estado, mas tem início desde a região Norte do país. No norte paulista, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva pelo menos até quarta-feira (12).

Em Minas Gerais, as chuvas que vêm provocando estragos, risco de rompimento de barragens e deixando centenas de famílias desalojadas devem continuar por toda a semana.

A chuva forte do fim de semana provocou alagamentos e interdições de rodovias do Espírito Santo. Segundo a Climatempo, em um período de 24h, entre 12h40 do último sábado e 12h40 de ontem, vários municípios acumularam de 70 a 100 mm de chuva, quantidade considerada muito volumosa.

Hoje, segue o risco de chuva forte e volumosa, com possibilidade de temporais no estado. Ainda podem ocorrer raios e rajadas de ventos de até 45 km/h. A partir de amanhã, a chuva fica mais isolada e, na quarta, boa parte do estado não deve mais registrar chuva.

Norte

Segundo o Climatempo, hoje ainda há risco de temporais em cidades do Tocantins e no leste e nordeste do Pará.

Centro-Oeste

Uma área de baixa pressão atmosférica vai intensificar os temporais e também causar volumes de chuva pontualmente elevados no Mato Grosso do Sul, segundo o Climatempo. Há alto risco de temporais no centro-norte do estado, assim como em Goiás e no sul e no leste de Mato Grosso.

Nordeste

Segundo a previsão da Climatempo, os estados que também podem sofrer com fortes chuvas hoje são a Bahia (oeste), Piauí e Maranhão.

Nas últimas semanas, as precipitações castigaram o sul da Bahia, que ainda tenta contornar os prejuízos.

Sul

As chuvas também podem vir a cair forte no litoral do Paraná, que, na semana passada, registrou inundações em Curitiba e em outras cidades litorâneas devido aos temporais.

Mas o grande destaque da região Sul é uma incomum onda de calor que fará com que os termômetros possam chegar até a 43 ºC em municípios do Rio Grande do Sul.