Topo

Esse conteúdo é antigo

Final de semana será marcado por muito calor em todo o Brasil

Fim de semana será de muito calor em todo o Brasil, com máximas de até 40º C - Reginaldo Pimenta/Estadão Conteúdo
Fim de semana será de muito calor em todo o Brasil, com máximas de até 40º C Imagem: Reginaldo Pimenta/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em Santos

22/01/2022 04h00

O fim de semana vai ser de clima típico de verão em boa parte do Brasil. No sábado (22) o sol aparece principalmente pela manhã e no começo da tarde e as temperaturas sobem muito rápido, deixando o tempo abafado.

No final da tarde, segundo o Climatempo, podem ocorrer temporais em parte do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e até em algumas áreas do Rio Grande do Sul. As temperaturas em Porto Alegre devem chegar aos 40º C.

A onda de calor vai passar o fim de semana em parte do Centro-Sul do País com temperaturas acima dos 40º C e ela vai se estender pelo menos até o meio da próxima semana.

No Rio de Janeiro (RJ), os termômetros sobem 3 graus a mais que o normal para o mês. A máxima prevista é de 34º C.

Em Curitiba (PR), a temperatura máxima deve alcançar os 32º C, o que representa 5 graus acima da média. Em Florianópolis (SC) também vai esquentar mais, com máxima de 33º C, ou seja, 4 graus acima da média histórica.

Nessas três capitais, a previsão é de sol o dia todo no sábado (22). Em Florianópolis, o calor excessivo se deve à ausência de chuvas para este período do ano. Com uma média de 251 mm para o mês de janeiro, até o momento, a cidade registrou apenas 11 mm.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), está chovendo menos porque as águas do oceano estão mais frias na costa de Santa Catarina. Isso impede a formação de nuvens que provocam chuva, mesmo com a chegada do ar mais quente.

Risco de temporais

O risco de temporais, no sábado, vale para parte do Rio Grande do Sul, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre. Em Porto Alegre, que deve registrar máxima de 40º C, espera-se que chova em torno de 40 milímetros. Em Manaus, com máxima de 23º C, deve chover 35 mm.

Nas capitais que estão fora do alerta para temporais, o sol deve ser predominante. São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, João Pessoa e Maceió devem registrar máxima de 32º C e uma possibilidade de chuva mínima, que varia entre 3 e 10 milímetros.

No domingo, a chuva aumenta bastante no litoral da Bahia, inclusive na região de Salvador. No sábado, deve chover até 10 mm. Já no domingo, são esperados 40 mm. A temperatura máxima será de 30º C (sábado) e 31º C (domingo).