Francisco Morato já registrou 278 ocorrências por chuvas, diz vice-prefeito
A cidade de Francisco Morato, na Região Metropolitana de São Paulo, já registrou mais 270 ocorrências por chuvas nos últimos dias, informou o vice-prefeito do município, Ildo Gusmão (PSDB), em entrevista ao UOL News.
O número de mortes em decorrência das chuvas que atingiram o estado desde a última sexta-feira (28) subiu para 24. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do estado em boletim publicado na tarde de hoje. Em Francisco Morato, foram quatro mortes — uma criança e três adolescentes, segundo Gusmão.
"Infelizmente, temos vivido essa trágica realidade com as chuvas. No momento, nossa equipe da Defesa Civil está atuando nas ruas 24 horas por dia e recebemos, até o momento, 278 registros de ocorrências, todos mapeados", disse o vice-prefeito.
Segundo ele, a cidade possui um plano de contingenciamento para as chuvas, que mapeia todos os locais de área de risco na região. "Através desse plano, seguimos todos os tópicos em relação à observação de acordo com nível de chuva: atenção, alerta e alerta máximo", detalhou.
O vice-prefeito informou que as famílias de Francisco Morato atingidas pelas chuvas estão sendo atendidas pela assistência social.
"Indicamos para que essas famílias procurem o CSU (Centro Social Urbano), onde temos abrigo estruturado para atendê-las. Cerca de 100 famílias já estão fora de suas casas [localizadas em áreas de risco]. Foram para casas de parentes ou para nossos abrigos", afirmou.
Chuvas em São Paulo
Uma das áreas mais afetadas no estado é o noroeste da Grande São Paulo, que compreende, além de Francisco Morato, as cidades de Franco da Rocha — que registrou deslizamento de um morro —, Caieiras e Várzea Paulista. Até o momento, 11 pessoas ainda são consideradas desaparecidas. Em várias regiões do estado, há ocorrências de "alagamentos, queda de árvores, quedas de muros e deslizamentos de terra; além de interdições totais ou parciais em rodovias", informa a Defesa Civil.
O número de mortos, de acordo com os últimos dados divulgados, inclui 13 adultos e oito crianças, incluindo um bebê de três meses, que havia sido resgatado na noite de ontem em Itapevi. Os óbitos foram registrados em Arujá (1), Embu das Artes (3), Francisco Morato (4), Franco da Rocha (8), Itapevi (1), Jaú (1), Ribeirão Preto (1) e Várzea Paulista (5).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.