Topo

Esse conteúdo é antigo

Interior e Grande SP alagam um mês após enchentes no litoral

Entre as 19 pessoas que morreram ontem em decorrência das chuvas, sete eram crianças - Everaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Entre as 19 pessoas que morreram ontem em decorrência das chuvas, sete eram crianças Imagem: Everaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

31/01/2022 04h00

No último final de semana, o estado de São Paulo foi atingido por fortes chuvas que provocaram ao menos 19 mortes e inundações na região metropolitana e no interior. A tragédia acontece apenas um mês após tempestades terem causado desastres no litoral.

Entre as 19 vítimas fatais das chuvas, sete eram crianças. As mortes ocorreram em Franco da Rocha, Francisco Morato, Embu das Artes, Várzea Paulista, Arujá, Jaú e Ribeirão Preto.

Além disso, ao menos cinco pessoas ainda estão desaparecidas e 500 famílias ficaram desalojadas.

O governador do estado liberou R$ 15 milhões para ações emergenciais a dez municípios atingidos.

Chuvas causam estragos em cidades de São Paulo

Nos últimos dias de 2021, as cidades de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foram atingidas por fortes chuvas. Ninguém morreu, mas fortes enxurradas arrastaram carros, deixaram ruas intransitáveis e destruíram outros bens materiais.

Em dezembro, o temporal também chegou a afetar a produção e o tratamento de água em todo o litoral norte, por causa do acúmulo de terra, areia, pedras e lama nas estações e causou problemas no serviço de telefonia do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Na ocasião, o governo do estado montou uma força-tarefa com mais de 12 mil profissionais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, mas não anunciou ajuda financeira às cidades.

Nas duas situações, os prefeitos decretaram situação de emergência nos municípios atingidos e também nos dois casos continuou a chover depois do dia de pior tragédia.

Previsão

A chuva deve continuar nos próximos dias. O risco de deslizamentos e temporal segue em várias regiões. De acordo com o Climatempo, a Grande São Paulo terá pancadas de chuva que "ainda podem ser fortes e volumosas" nos primeiros dias da semana. O Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) emitiu alerta de grande perigo de inundações e deslizamentos no estado.

A chance de pancadas é maior nas regiões de Bauru, Piracicaba, Campinas, Vale do Paraíba, além do Litoral Sul e Região Metropolitana e Macro Metropolitana de São Paulo.