Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo entra em estado de emergência para alagamentos devido à chuva

Pedestres e protegem de chuva que atinge São Paulo (SP), neste sábado (29) - RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedestres e protegem de chuva que atinge São Paulo (SP), neste sábado (29) Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

07/02/2022 09h20Atualizada em 07/02/2022 10h42

São Paulo entrou em estado de emergência devido as fortes chuvas, principalmente na zona sul da capital. O CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) emitiu nota na manhã de hoje alertando que áreas de instabilidade ligadas à uma frente fria próxima a costa do estado estão favorecendo a formação de chuva moderada a forte desde a Baixada Santista até a região de Parelheiros e Capela do Socorro.

São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC Paulista, também foram inclusos no alerta. Os radares meteorológicos da prefeitura apontam para o potencial para alagamentos e elevação do nível de rios e córregos na região.

Ainda segundo o CGE-SP, o sistema frontal que se propaga pelo litoral paulista vai manter o tempo nublado e chuvoso por toda a segunda-feira. Já a temperatura deve ficar amena, com mínima de 19°C e máxima de 22°C.

Apesar do grande volume de precipitação previsto para hoje, amanhã a previsão muda, sem expectativa de chuva forte para o estado, já que o sistema que traz as tempestades para o estado irá se afastar rumo ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.

São Paulo deve receber somente chuva leve e garoa, causadas pelos ventos úmidos que sopram do mar e favorecem a formação de muitas nuvens baixas. A temperatura deve continuar amena, com mínima de 17°C e máxima de 21°C.