Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa relata problemas e golpista desiste de roubá-la: 'Tenho princípios'

Golpista enviou mensagem explicando o motivo para ter desistido de golpe - Reprodução/Twitter
Golpista enviou mensagem explicando o motivo para ter desistido de golpe Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

11/02/2022 12h52Atualizada em 11/02/2022 15h42

Um criminoso desistiu de tentar aplicar um golpe pelo WhatsApp contra uma idosa de 64 anos, após ela relatar uma série de problemas de saúde. O caso ocorreu em Lençóis Paulista (SP) na quarta-feira (9) e foi compartilhado no Twitter pela neta da idosa, a administradora de finanças Laís*, de 24 anos. A publicação já teve mais de 200 mil curtidas desde o ocorrido.

Ao UOL, Lais contou que a avó, a aposentada Laura*, ficou desesperada quando recebeu as mensagens do golpista, que se passava pela filha.

Ela mora sozinha e ligou desesperada para a minha tia falando que a minha mãe tinha perdido o celular e que mandou mensagem dizendo que precisava de dinheiro.

Lais - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Lais ao lado da avó, Laura
Imagem: Arquivo pessoal

Na ocasião, o golpista pediu uma quantia de R$ 2.400 via pix, um meio de pagamento eletrônico que, segundo a neta, Laura ainda não domina.

Ela começou a contar para ele, achando que era a minha mãe, que não tinha como ajudar, que estava com problema cardíaco, que tinha que fazer os exames para descobrir o que ela tem. Ela contou todos os problemas para o ladrão.

Lais conta que, ao receber a ligação da tia, ela e a mãe foram até a casa da avó, para explicar que estava tudo bem. "Ela mora do outro lado da cidade e a gente foi na casa dela porque ela tava desesperada, pensando que a minha mãe tinha perdido o celular e que tinha acontecido alguma coisa. Quando chegamos lá, avisamos que não tínhamos mandado nenhuma mensagem para ela."

A família foi então surpreendida por uma mensagem do golpista, que estava demorando para retornar o contato após a idosa ter relatado os problemas de saúde. No texto, ele explicou as suas reais intenções:

Olha, Dona. Eu sou golpista, tá. Estou me passando pela sua filha. Vi aí pela nossa conversa que a senhora está passando por muitos problemas de saúde. Então eu não vou te roubar, tá bom? A senhora não merece levar esse golpe. A senhora é uma mãe maravilhosa, com certeza. Sua filha tem que dar muito valor para a senhora. Eu sou da vida errada, mas tenho um bom coração e tenho princípios. Só dou golpe em quem merece. Então fique com Deus, espero que a senhora melhore de saúde. Tenha uma boa tarde e desculpe pelo transtorno.

Lais diz que, quando viu a mensagem, publicou no Twitter. "Eu jamais imaginei que ia ter tanto repercussão. Eu postei na brincadeira, achando que as pessoas iam achar engraçado, porque eu nunca vi um bandido bonzinho assim."

A neta disse que, depois do ocorrido, a avó ficou ainda mais desesperada ao perceber que quase havia sido uma vítima de golpe. No entanto, a família explicou para ela que a abordagem atualmente é bastante comum e que ela não deveria ficar preocupada. "Agora ela está calma, já está dando risada da história", conta a neta.

A família bloqueou o contato do golpista, mas não acionou a polícia.

*Por pedido da entrevistada, citando questões de segurança, os sobrenomes das envolvidas foram preservados no texto.