Topo

Esse conteúdo é antigo

Rapper pede para vereador bolsonarista deixar palco; político nega expulsão

Caíque Alencar

Do UOL, em São Paulo

15/02/2022 12h22Atualizada em 15/02/2022 15h23

O rapper Renan Guimarães, conhecido como Naan, pediu para que o vereador bolsonarista Gabriel Monteiro (PSD-RJ) deixasse o palco no Rep Festival, durante uma apresentação no evento no último sábado (12), no Rio de Janeiro.

O discurso para que o parlamentar se retirasse foi feito pelo músico quando ele soube que Monteiro estava presente no palco. Naan não citou o vereador nominalmente e disse que havia uma pessoa presente que "não gosta do que fazemos".

Se você não gosta dos nossos componentes, não venha ao show. Não frequente o rap, tá ligado? Isso é evento de rap. Tem uma pessoa que está aqui, todos sabemos quem é, que não gosta do que fazemos. E isso nos incomoda, a gente não fecha com isso. O show vai continuar quando essa pessoa sair do nosso backstage, do nosso palco.
Rapper Naan, em referência ao vereador Gabriel Monteiro (PSD-RJ)

Após pedir a saída de Monteiro, Naan puxou um coro de "Ih, fora" com a plateia, mas novamente sem citar o nome do vereador "para não dar crédito a esse rapaz".

Vereador diz que não foi expulso

Nas redes sociais, Monteiro negou que tenha sido expulso do show por Naan.

"Eu não fui expulso de nada. Um cantor que eu não conhecia ficou puto ao me ver. Respeitosamente, saí de perto dele. Só cheguei ali pra poder acenar para um grupo de crianças e um deficiente. Eles geram empregos pra crl (sic) e se um dia eu tiver poder o Rap vai ser respeitado pelo Estado", disse o parlamentar.

Rapper diz que foi orientado a pedir saída de vereador

Procurado pelo UOL, o rapper carioca disse que seu único posicionamento a respeito do caso será feito por uma conta no Instagram. Segundo o músico, o perfil original que ele tinha rede social foi derrubado por denúncias de fãs de Monteiro.

"Meu único posicionamento vai ser num vídeo IGTV no instagram @falanaan, já q a minha conta @oficialnaan foi derrubada por denúncias dos fãs dele", escreveu Naan à reportagem.

No vídeo publicado na rede social, o rapper afirma que conversou com a produção do evento antes de pedir para que Monteiro deixasse o palco, mas que os funcionários disseram que não podiam fazer isso. "Então, eu fui instruído a parar o show e falar: 'Irmão, a gente não vai continuar o show enquanto essa cara tiver no nosso palco, no nosso backstage'", diz Naan.

Ainda de acordo com o músico, Monteiro se recusou a deixar o palco após o aviso e só então o rapper pediu publicamente que o vereador saísse. "Aí ele desceu e saiu", afirma. "Ele diz que a produção autorizou ele a ficar, mas nós, os artistas, não queríamos que ele ficasse", completa Naan.

Músico chamou o parlamentar de 'fanfarrão'

Após o bloqueio de sua conta no Instagram, Naan usou o Twitter para rebater as críticas do vereador do Rio de Janeiro.

"Papo reto, o fanfarrão fez um vídeo me marcando dizendo q eu fiz um massacre público contra ele só pq mandei ele ralar do palco kkkkkkk tá querendo hype né puto?", tuitou o rapper.

Monteiro respondeu à publicação: "Meu ego não está acima dos efeitos positivos de um festival que carinhosamente me abraçou em todos os momentos".

"Sei que hoje muitas famílias têm o que comer por causa desse trabalho, e a arte não pode ser censurada pelo Estado. Só gostaria que quem me criticasse me conhecesse", acrescentou o vereador.

O Rep Festival foi realizado no último final de semana no Rio de Janeiro. O evento teve mais de 30 horas de música ao vivo, em três palcos simultâneos, e reuniu mais de 80 mil pessoas. Entre as principais estrelas estavam Baco Exu do Blues, Djonga, BK', Xamã e Black Alien.