Topo

CNJ vai arrecadar doações para atingidos em Petrópolis, anuncia Fux

Ministro do STF Luiz Fux preside sessão plenária por videoconferência - Fellipe Sampaio /SCO/STF
Ministro do STF Luiz Fux preside sessão plenária por videoconferência Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

17/02/2022 14h58

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, anunciou hoje que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) vai arrecadar doações para as vítimas dos temporais em Petrópolis, na região serrana do Rio, que deixaram 134 mortos confirmados até o início da tarde de hoje. Fux fez o anúncio no início da sessão de julgamento da Corte.

"Além do monitoramento das questões jurídicas e institucionais que envolvem a preservação dos direitos fundamentais das comunidades atingidas, será instituído espaço de recebimento de doações em prol daqueles cidadãos e cidadãs", disse Fux. Segundo o ministro, o órgão divulgará ainda hoje mais detalhes sobre o serviço.

O ministro expressou pesar pelas famílias atingidas pela tragédia. "Não são apenas números: pais perderam os seus filhos, filhos se tornaram órfãos, idosos não conseguiram se evadir a tempo. É impossível não se emocionar com os relatos de quem cavou a lama com as próprias mãos em busca de seus entes queridos que se encontram desaparecidos", lamentou o ministro.

"Centenas de famílias perderam as suas casas e os seus bens. Não será fácil a reconstrução da cidade", completou Fux. Outros ministros do tribunal, além do PGR (Procurador-geral da República), Augusto Aras, também se manifestaram em solidariedade aos atingidos.

Uma série de entidades públicas e privadas tem se mobilizado para dar assistência às famílias vitimadas pela catástrofe. O canal Ecoa, do UOL, fez uma lista de iniciativas que podem ser procuradas por quem deseja participar do auxílio às vítimas.