CNJ vai arrecadar doações para atingidos em Petrópolis, anuncia Fux
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, anunciou hoje que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) vai arrecadar doações para as vítimas dos temporais em Petrópolis, na região serrana do Rio, que deixaram 134 mortos confirmados até o início da tarde de hoje. Fux fez o anúncio no início da sessão de julgamento da Corte.
"Além do monitoramento das questões jurídicas e institucionais que envolvem a preservação dos direitos fundamentais das comunidades atingidas, será instituído espaço de recebimento de doações em prol daqueles cidadãos e cidadãs", disse Fux. Segundo o ministro, o órgão divulgará ainda hoje mais detalhes sobre o serviço.
O ministro expressou pesar pelas famílias atingidas pela tragédia. "Não são apenas números: pais perderam os seus filhos, filhos se tornaram órfãos, idosos não conseguiram se evadir a tempo. É impossível não se emocionar com os relatos de quem cavou a lama com as próprias mãos em busca de seus entes queridos que se encontram desaparecidos", lamentou o ministro.
"Centenas de famílias perderam as suas casas e os seus bens. Não será fácil a reconstrução da cidade", completou Fux. Outros ministros do tribunal, além do PGR (Procurador-geral da República), Augusto Aras, também se manifestaram em solidariedade aos atingidos.
Uma série de entidades públicas e privadas tem se mobilizado para dar assistência às famílias vitimadas pela catástrofe. O canal Ecoa, do UOL, fez uma lista de iniciativas que podem ser procuradas por quem deseja participar do auxílio às vítimas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.