Topo

Esse conteúdo é antigo

Petrópolis: Polícia investiga autores de perfil suspeito de desviar doações

Perfil falso é alvo de investigação da polícia - Reprodução/Instagram
Perfil falso é alvo de investigação da polícia Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

17/02/2022 17h15Atualizada em 18/02/2022 04h20

Administradores de um perfil do Instagram estão sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro após usarem nome e imagens falsos, tentando se passar por uma ONG que está ajudando as vítimas da tragédia em Petrópolis. A história foi divulgada pela página da própria instituição, a SOS Serra. Ao UOL, a polícia informou que a DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática) instaurou inquérito para investigar o caso e identificar a autoria do perfil.

Segundo a publicação, a página falsa utilizava como usuário da plataforma o nome da ONG com o acréscimo do número 1 ao final, além de ter a mesma identidade visual, ludibriando os usuários. Apesar das semelhanças, o perfil indicava um código de pix para captar dinheiro que seria para doações, mas os dados eram diferentes da conta oficial utilizada pela ONG para repassar os recursos para ações na cidade.

"Recebemos avisos de que existe uma conta falsa, imitando a nossa, para tentar lucrar com malícia sobre a situação! Já denunciamos para o Instagram e estamos tentando derrubá-la! Por isso, é importante que compartilhem as informações verdadeiras, cada vez mais, pois toda ajuda é extremamente necessária!", diz publicação da SOS Serra. A organização foi criada em abril de 2021 para dar suporte às famílias da cidade, conforme indica o perfil.

O Instagram informou ao UOL que a página em questão já foi excluída e que "se solidariza com os moradores e familiares das vítimas das chuvas em Petrópolis."

"Fingir ser outra pessoa, marca ou negócio viola as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Encorajamos as pessoas a denunciarem quaisquer contas ou atividades suspeitas no Instagram por meio das nossas ferramentas de denúncia", diz comunicado.

A plataforma ainda recomenda que as pessoas desconfiem de publicações de perfis que anunciam rifas e vaquinhas para causas sociais. "Sugerimos entrar em contato diretamente com o dono do perfil para checar a veracidade da publicação antes de realizar uma transferência bancária."

Até o início desta tarde, o número de mortos em Petrópolis já somava 120 e mais de 370 pessoas estão desabrigadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A cidade foi atingida por um volume excepcional de chuvas — 260 mm, mais do que o previsto para o mês de fevereiro todo, em apenas três horas. A Defesa Civil divulgou que o temporal foi o pior registrado em Petrópolis desde 1932 - mesmo ano que a medição começou a ser feita pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Casas foram destruídas, pessoas foram arrastadas pelo volume de água e corpos foram encontrados depois que a água baixou.

Como denunciar contas falsas no Instagram

Se você encontrar uma conta que acredite estar se passando por uma pessoa, marca ou organização, denuncie através do passo a passo abaixo:

  • Toque em "..." na parte superior direita do perfil;
  • Toque em Denunciar;
  • Selecione "O conteúdo é inadequado" e, depois, "Denunciar conta";
  • Selecione a opção "Está fingindo ser outra pessoa";
  • Indique se a conta falsa está fingindo ser você, uma pessoa conhecida, uma celebridade/figura pública ou uma empresa/organização. No caso de perfis verificados, você pode indicar qual o perfil legítimo que a conta falsa está fingindo ser.
  • Ao denunciar uma conta, suas informações não serão compartilhadas com a conta cuja publicação ou perfil você está denunciando.