Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino de 9 anos foge de casa, embarca em avião e viaja 2,7 mil km até SP

Menino foi encontrado no aeroporto de Guarulhos horas após ser dado como desaparecido em Manaus - Rovena Rosa/Agência Brasil
Menino foi encontrado no aeroporto de Guarulhos horas após ser dado como desaparecido em Manaus Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 19h26

Um menino de nove anos que fugiu de casa, na cidade de Manaus, no Amazonas, foi encontrado no último sábado (26), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), após entrar escondido em um avião no aeroporto da capital amazonense e passar quase quatro horas em viagem para a capital paulista.

De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, o desaparecimento do menino tinha sido registrado por parentes ainda na manhã de sábado.

A Latam, empresa pela qual a criança viajou, informou que identificou o menor desacompanhado durante o voo e acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar para lidar com a ocorrência após o pouso, registrado às 21h09.

De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, a criança agiu sozinha e teria até mesmo procurado informações online sobre como entrar em um avião sem ser notado. Ele não tem qualquer histórico de violência familiar e teria informado que decidiu viajar porque queria morar com outros parentes em São Paulo.

A criança ficou sob cuidados do Conselho Tutelar e foi encaminhada para um abrigo na cidade até embarcar novamente para Manaus na manhã de ontem.

Ainda resta esclarecer como o garoto conseguiu burlar as verificações de segurança obrigatórias até o embarque. Abordada pelo UOL sobre o assunto, a Latam não respondeu o questionamento. A Polícia Civil investiga o caso e já solicitou cópia das imagens das câmeras de segurança do aeroporto.

Em nota ao UOL, o Aeroporto de Manaus informou que, após o ocorrido, "iniciou a implantação de um plano de ações corretivas para evitar que a situação se repita".

"Entre elas estão revisão de procedimentos em vigor e intensificação da supervisão de acessos, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança. Algumas adequações na infraestrutura já previstas pela administração também reforçarão a vigilância no embarque", listou.