Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê é encontrada com carta dentro de caixa em SC: 'Não tenho condições'

Menina foi encontrada dentro de caixa na cidade de Palhoça - Samu de Palhoça/Reprodução
Menina foi encontrada dentro de caixa na cidade de Palhoça Imagem: Samu de Palhoça/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/03/2022 17h56Atualizada em 03/03/2022 08h21

Uma recém-nascida foi encontrada dentro de uma caixa de papelão na cidade de Palhoça (SC), na Grande Florianópolis, na noite de ontem. Com ela, a mãe deixou também uma carta, pedindo que alguém com condições tome conta da menina.

De acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do município, a mãe da criança ligou para a central de telefonia do órgão afirmando que tinha abandonado a menina em um local próximo à base dos socorristas, localizada no bairro de Nova Palhoça, região central da cidade

Os socorristas se dividiram para procurar pela recém-nascida e um deles a encontrou às margens de um terreno a duas quadras da base, dentro da caixa, fechada com uma fita.

A criança estava agasalhada, não chorava e, segundo os membros do Samu, aparentava bom estado de saúde. A menina também estava junto de uma mamadeira e uma carta, que teria sido escrita pela mãe.

Carta foi encontrada dentro de caixa na qual menina foi abandonada - Samu/Divulgação - Samu/Divulgação
Carta foi encontrada dentro de caixa na qual menina foi abandonada
Imagem: Samu/Divulgação

"Por favor, cuidem dela.

Não sou de Palhoça, mas minha patroa me mandou embora depois que ganhei ela. Estou indo embora e não tenho condições de criar ela sozinha.

Deem ela pra alguém que vai cuidar bem dela e ter condições de criar ela. Ela nasceu ontem, 6h da manhã.

Não venham atrás de mim, não vou mais estar aqui. Já arrumei uma carona pra minha cidade no Rio Grande do Sul", diz a carta.

A criança foi encaminhada para o Hospital Infantil da cidade e, em seguida, levada ao Hospital Universitário de Florianópolis. O UOL entrou em contato com a instituição de saúde em busca de mais informações sobre a criança, mas não recebeu retorno até o momento.

Quando receber alta, a menina deve ser encaminhada para um abrigo temporário na cidade de Palhoça antes de ser integrada ao sistema de adoção.

Em nota, a Polícia Civil de Santa Catarina afirmou que o episódio é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da cidade. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso. Ninguém foi preso até o momento.

De acordo com o Código Penal, o abandono de recém-nascido é um crime semelhante ao de abandono de incapaz e pode gerar pena de detenção de seis meses a dois anos.