Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito diz não ser machista e admirar mulher: 'Se pudesse ter 50, teria'

Valmir Climaco (MDB) culpou a bebida por frases machistas e disse que saudade da mulher o fez tomar cachaça - Prefeitura de Itaiatuba
Valmir Climaco (MDB) culpou a bebida por frases machistas e disse que saudade da mulher o fez tomar cachaça Imagem: Prefeitura de Itaiatuba

Dyepeson Martins

Colaboração para o UOL

07/03/2022 20h08Atualizada em 08/03/2022 09h22

O prefeito de Itaituba, no sudoeste do Pará, disse não ter sido machista nas declarações dadas durante um show na cidade, na noite do último sábado (5). Valmir Climaco (MDB) foi gravado em vídeo proferindo frases como "pense num lugar que tem rapariga boa" e "vou comer mais de 20".

Em entrevista ao UOL, o gestor afirmou que estava embriagado e, por isso, não se lembra da maior parte da festa. No entanto, voltou a dizer frases machistas ao tentar justificar que teria simplesmente "elogiado" a beleza feminina.

Se eu pudesse ter 50 [mulheres], teria. É porque a minha mulher é muito ciumenta. Tem país aí que o cara tem sete mulheres. A coisa mais linda é a mulher. E eu achei que lá tudo era mulher bonita.
Valmir Climaco, prefeito de Itaituba

O chefe do executivo municipal afirmou ainda que as frases foram proferidas após ter consumido bebida alcoólica, por ter sentindo falta da esposa. "Aí ela viaja, eu fico com muita saudade dela e vou beber cachaça".

Os vídeos gravados no evento ganharam repercussão nas redes sociais. Em um deles, em que declarações sexistas são registradas, o prefeito aparece em um palco, de óculos escuros e segurando um microfone com a mão direita. Em outros episódios, ele tira a camisa e sai do local sendo carregado.

Climaco disse ser "um cidadão comum como qualquer outro" e que se encontrava num momento de lazer. "(...) Eu tomo uns porres. Quando eu bebo é daquele jeito mesmo". Sobre referir-se a mulheres como "raparigas", alegou ter expressado uma "homenagem".

Você tem um dicionário aí? Rapariga é moça bonita. Tanta mulher bonita lá que eu nunca tinha visto daquele jeito. (...) Não tem uma mulher em Itaituba que tenha reclamado da maneira como eu me comportei.

O prefeito argumentou que festas não fazem parte da rotina, mas que, quando está bêbado, se descontrola. "Agora que eu disse, o que é que eu posso fazer?", questiona. "(...) Eu não vejo isso como uma afronta às mulheres, afronta é se eu estivesse brigando com as mulheres. Eu 'tava' homenageando".

Outras cenas

Em novembro de 2020, moradores registraram mais cenas polêmicas do emedebista. Em um vídeo compartilhado na internet, ele comemora a reeleição correndo por ruas do município segurando uma bebida, sem camisa, de chinelo e bermuda.

Na ocasião, Climaco não usava máscara e aglomerou com outras pessoas, descumprindo as restrições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) para atos políticos. O prefeito foi reeleito com 72, 42% dos votos válidos. Antes do resultado da votação, ele chegou a pedir "cautela" nas comemorações em razão da proliferação da covid-19.

Histórico

Em 2019, Valmir Climaco foi condenado por crime ambiental praticado em Altamira, no sudeste do Pará. A Justiça Federal estabeleceu pena de quatro anos e nove meses de detenção, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Ainda em 2019, a Polícia Federal apreendeu 583 kg de cocaína dentro de uma fazenda do prefeito. Os agentes chegaram até o local - localizado a cerca de 45 km de Itaituba - após o monitoramento de um voo suspeito.

Climaco negou participação com o tráfico de drogas.