Após falas machistas, prefeito do PA pede desculpa às mulheres: 'Exagerei'
O prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco (MDB), pediu desculpas pelas falas machistas que fez durante um evento no sábado (5) na cidade. Em áudio enviado pela assessoria de imprensa e reproduzido por veículos como o jornal local Roma News, o político desejou "feliz Dia das Mulheres" e falou sobre o caso. Na ocasião, ele disse que iria "comer mais de 20", em referência às mulheres que estavam no evento.
"Quero parabenizar todas as mulheres do município de Itaituba. A minha mulher, as minhas filhas, todas as mulheres. Desejar um feliz Dia da Mulher e aproveitar a oportunidade para esclarecer algumas coisas que aconteceram nesses três dias", disse ele. "[Queria] pedir desculpa a todas as mulheres. Se eu agravei, sem querer, a intenção não era agravar nenhuma mulher, diminuir nenhuma mulher. Muito pelo contrário, o momento que eu estava lá era de elogiar as mulheres."
No áudio, Climaco ainda afirma que é um cidadão comum e estava no evento após ter sido premiado como um dos melhores prefeitos da região. "Muitas vezes as pessoas levam em consideração o fato de eu ser prefeito e não poder ir num bar, não poder ir numa festa, não beber um porre. Eu sou um cidadão comum. Eu ando na igreja dos evangélicos, na dos católicos... Sou católico, vou em aniversário, vou em casamento, vou tomar banho no rio e sábado eu exagerei um pouco."
"A intenção não foi criticar nenhuma mulher, muito pelo contrário, foi um momento de muita alegria, até porque 22h eu tinha ido receber um prêmio de um dos melhores prefeitos que já teve na região, com 90% de aceitação da população e falei algumas besteiras que não deveria ter falado, mas eu sou um cidadão qualquer", alegou ele.
Climaco ainda afirmou "que ama as mulheres" e citou a relação que tem com a companheira e as quatro filhas. "Todo mundo sabe do meu comportamento em sociedade. Não tenho filho fora do casamento, me apresento em todo lugar com a minha mulher, não sou um cara de ter duas três mulheres. Sempre preservei muito a família."
O prefeito ainda citou que nunca tratou mal nenhuma mulher e que, durante as pesquisas eleitorais da campanha política dele, observou que elas eram suas maiores eleitoras. "As mulheres diziam que votavam mais em mim do que os homens. E eu acredito. As mulheres têm muito carinho em mim e eu tenho muito carinho por elas", afirmou. "Talvez foi muito pesado o que eu falei, mas peço perdão para cada mulher de Itaituba."
O caso
O prefeito da cidade de Itaituba, no sudoeste do Pará, Valmir Climaco (MDB), foi filmado durante uma festa proferindo frases sexistas. Em uma das declarações, com o microfone em mãos, disse que iria "comer mais de 20", em referência às mulheres que estavam no evento. O vídeo teria sido gravado no último sábado (5), de acordo com o site O Liberal.
No vídeo, o gestor aparece em um palco, de óculos escuros, empunhando um microfone, apontando para mulheres na pista. "Aquela eu vou comer [inaudível]. Pensa num lugar que tem tanta rapariga boa", disse.
Na sequência do vídeo, ele continua. "Eu vou comer aquela. Vou comer aquela. Pelo que eu já conferi aqui, eu vou comer mais de 20. Porque eu nunca vi tanta mulher bonita", disse o prefeito, apontando para algumas delas. Mais à frente, em outras imagens, o prefeito aparece tirando a camisa e interagindo com o público presente no evento.
O prefeito falou com o UOL nesta segunta-feira (7) e disse que teve intenção de "homenagear as moças" ao chamá-las de "raparigas", culpou a bebida pelos comentários, disse não ser machista e admirar mulheres: "Se pudesse ter 50, eu teria", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.