Vídeo flagra colisão de avião com ave no Aeroporto de Guarulhos
Colisões entre avíões e aves não são incomuns na aviação, mas poucas vezes os incidentes são registrados em vídeo. O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, foi palco de um desses "atropelamentos" ontem (13), quando uma ave colidiu com uma aeronave durante o pouso. O incidente ainda forçou outro avião que passaria pelo local a arremeter, para a retirada da carcaça do animal.
A aeronave Boeing 777F, um cargueiro da companhia Ethiopian Airlines vindo de Wuhan, na China, se preparava para tocar a pista do aeroporto às 11h, segundo o site Aeroin. A cena foi reproduzida no perfil SBGR do YouTube e pode ser vista próximo a 20 segundos do vídeo - mais abaixo, a cena aparece aos 46 segundos do vídeo do canal Mega Aviação.
Nas imagens, a ave pode ser vista se chocando contra o trem de pouso principal do avião e, em seguida, caindo na pista.
A ave, já morta, foi notada sobre a pista minutos depois pelos pilotos do voo 1521, da Gol, que se preparavam para o pouso. Eles descreveram ao controlador de tráfego aéreo que a ave morta poderia ser um carcará, ainda de acordo com o Aeroin.
Ao ser informado, o controlador orientou a próxima aeronave a iniciar uma arremetida, visto que, por motivos de segurança, os pousos seriam temporariamente interrompidos até que o corpo do animal fosse retirado do local. Minutos depois, o veículo de serviço de solo chegou à pista rapidamente e os funcionários recolheram o pássaro.
No entanto, o Boeing 777F não sofreu nenhum dano estrutural após o impacto com o carcará. Duas horas após o pouso e a inspeção, a aeronave partiu de Guarulhos.
Precedentes
Embora o incidente seja surpreendente, colisões entre aviões e pássaros são mais comuns do que parecem. De acordo com dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em janeiro ocorreram 248 casos do tipo no Brasil. No mesmo período, também foi registrado um incidente envolvendo o choque de um ave com o avião da cantora Maiara, da dupla com Maraisa.
O painel do Cenipa também aponta que entre 2011 e 2021, foram 5.739 ocorrências de acidentes semelhantes em todo o país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.