Calor volta? Após frio, termômetros vão subir em SP e RJ, que pode ter 38ºC
Após um fim de semana marcado por temperaturas amenas e chuvas, e por uma noite fria com previsão para estar entre as mais frias do ano na capital paulista, São Paulo e Rio de Janeiro devem voltar a lidar com o calor ao longo desta semana.
No Rio, as altas temperaturas voltam a marcar presença a partir de hoje, podendo chegar a 38°C na quinta-feira (24). Em São Paulo, os termômetros devem marcar entre 27°C e 30°C a partir de amanhã.
De hoje até quinta, o Sul do país e o sul de Mato Grosso do Sul devem enfrentar temporais com chuvas que podem chegar a até 200 mm.
São Paulo
As temperaturas devem voltar a subir a partir de quarta-feira (23) em São Paulo. Os termômetros marcaram, em média, 21,7°C na segunda-feira (21) e o sol aparece sem elevação significativa da temperatura hoje, com mínimas de 16°C e máximas de 24°C, mas a partir do meio da semana, o calor deve voltar a ficar entre os 27°C e 30°C.
A alta das temperaturas não deve durar muito tempo. A chegada de brisas marítimas aumenta a nebulosidade, mas não há condições de chuva para a Grande São Paulo até o fim da semana útil. As mínimas devem chegar a 17°C.
"A madrugada desta terça-feira pode ser a mais fria do ano na cidade de São Paulo", avisa a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo. "Após a quarta-feira, a semana segue quente, mas está prevista a passagem de outra frente fria no litoral paulista já no próximo fim de semana".
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem voltar a subir a partir de hoje, com máximas chegando a 32°C na quinta-feira e 38°C na sexta. Há previsão de chuvas isoladas.
Temporais no Sul
De acordo com informações do Climatempo, na Região Sul do Brasil as temperaturas ficarão baixas até o último domingo de março (27), na maior parte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O calor deve retornar a partir do dia 28.
Ainda no Sul do país e também no sul e oeste do Mato Grosso do Sul os temporais devem aumentar entre terça (22) e quinta-feira (24), pois nesse período, há instabilidades que se formam em diversos níveis da atmosfera e também o desenvolvimento de um novo ciclone extratropical no Sul do país, que dará origem a uma nova frente fria. Assim, até o dia 26 de março são esperados entre 50 e 200 mm de chuva nessas áreas.
No Rio Grande do Sul, a tendência é de queda de temperatura e registro de chuvas a partir desta semana. "A região Sul entra em alerta de novo para temporais. Nós vamos ter a organização de uma nova frente fria e já a partir desta terça-feira voltam as pancadas de chuva. Esse excesso de nebulosidade e as pancadas de chuva não vão deixar as temperaturas subirem", explica a meteorologista do Climatempo.
Outono úmido no centro-norte
As temperaturas devem permanecer mais amenas entre abril e junho, segundo o Inmet. Já a previsão do Climatempo para o outono é de que ocorra menos chuva do que o normal nos estados da Região Sul e também em São Paulo, Mato Grosso do Sul e áreas como o sul de Minas Gerais. Mas no centro-norte do país o clima deve ser caracterizado por condições mais úmidas do que o normal, especialmente no começo da estação.
Chuvas fortes em ES e BA
A estação começa com uma frente fria que chega ao país com força suficiente para avançar até o norte de Minas, sobre o Espírito Santo e sobre o sul da Bahia. Isso vai fazer com que a circulação de ventos sobre o Brasil force uma concentração de umidade na parte central e norte da Região Sudeste, na porção norte da Região Centro-Oeste e também sobre o Tocantins e a Bahia, fazendo com que essas áreas tenham mais nebulosidade e chuva nos primeiros dias do outono.
Em Vitória e litoral do Espírito Santo, bem como no sul da Bahia, fortes chuvas devem ter início ainda hoje, com precipitações entre 50 mm e 100 mm, segundo o Climatempo. Na quarta-feira, mais chuvas devem cair na área, somando entre 40 mm e 80 mm.
Calor dentro do esperado no Centro-oeste
No Centro-oeste, as temperaturas devem permanecer mais altas, acima dos 30°C. "Temperaturas entre os 33°C e 35°C devem ser observadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e também em Goiás. Mas é uma situação normal, dentro do previsto, não é absurda para essa época do ano. O mesmo deve ocorrer no Norte e Nordeste, mas lá a previsão é de bastante chuva nesta primeira semana do outono", comenta Josélia.
No centro-sul do país, o padrão de tempo seco e frio deve predominar no começo deste outono. O ar frio de origem polar chega com moderada intensidade com a frente fria e causa uma queda de temperatura acentuada, se comparado ao que temos observado nos últimos meses.
- Veja as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.