Topo

Esse conteúdo é antigo

Ricardo Nunes diz que não tem medo de aumentar tarifa de ônibus, se preciso

Do UOL, em São Paulo

25/03/2022 18h51

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse hoje que está "se esforçando ao máximo" para não aumentar a tarifa de ônibus na cidade. "Eu não gostaria de aumentar. Essa é minha vontade", afirmou. Ele, porém, complementou que se aumentar o valor for necessário para, segundo ele, "evitar um colapso", ele não terá medo de tomar essa atitude.

"O empenho é para não aumentar, agora se eu tiver que ter alguma ação para evitar um colapso, isso eu vou tomar. Eu nunca tive medo como prefeito de tomar atitudes que sejam impopulares", pontuou Nunes.

Perguntado, o prefeito disse que a mudança na tarifa não é inevitável este ano: "Inevitável é uma palavra muito difícil". Ele explicou que a prefeitura costura com a Câmara Municipal a aprovação de um projeto que vai liberar R$ 350 milhões com a finalidade de cobrir o aumento de custos dos transportes coletivos.

No entanto, Nunes já alertou que em 2023 o aumento acontecerá. "Ano que vai vai ser inevitável. A não ser que o diesel abaixe, o que eu acho muito difícil", falou.

O prefeito paulistano aproveitou a ocasião para defender um projeto nacional que ele chamou de "Marco Civil do Transporte Público", que seria um pacote de medidas para incentivar o uso de transporte coletivo. Um dos exemplos dado por ele que constariam neste projeto seria a isenção de impostos para a importação de ônibus elétricos.

A fala de Ricardo Nunes aconteceu em uma coletiva de imprensa durante um evento de conclusão das obras da Fábrica do Samba, que atrasaram devido à pandemia de covid-19.

No evento, o prefeito fez um breve discurso e cantou um trecho de "O Samba da Minha Terra", de João Gilberto, ao lado de alguns integrantes de escolas de samba paulistanas.