Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva alaga ruas do RJ e faz Defesa Civil acionar 71 sirenes em comunidades

Bolsão d"água na altura da Rua Silveira Martins, no Catete - Reprodução/Central de Operações do Rio
Bolsão d'água na altura da Rua Silveira Martins, no Catete Imagem: Reprodução/Central de Operações do Rio

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 09h12Atualizada em 01/04/2022 09h13

As fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro na noite de ontem levaram a Defesa Civil a acionar sirenes de alerta em 36 comunidades das zonas sul, norte e oeste da capital.

Pelo menos 71 sirenes foram tocadas entre 22h15 e 23h30 nos pontos em que a tempestade registrou mais de 40 milímetros de água em uma hora, limite definido pelo protocolo de acionamento do alarme. O sistema de aviso, instalado em 2011, funciona em áreas localizadas em áreas de risco de desabamento no município e hoje conta com 165 dispositivos.

  • O UOL está no TikTok! Siga e acompanhe notícias, vídeos inusitados e trechos de programas do UOL.

Em algumas regiões, o volume de chuva ao longo da noite ultrapassou os 100 milímetros. São elas o Morro da Formiga, na Tijuca, com 138mm; a Rocinha, com 126,6 mm; Morro dos Macacos, em Vila Isabel, com 118 mm; Andaraí, com 110 mm; e a comunidade Chácara do Céu, no Vidigal, com 102 mm.

Na comunidade do Chapéu Mangueira, no Leme, foram registrados 80 mm de chuva em apenas 1 hora. Segundo dados do Alerta Rio, filiado a Prefeitura da cidade a média de chuva para todo o mês de março é de 133,9 mm.

Segundo nota da Defesa Civil ao UOL, o órgão recebeu 14 chamados entre 19h de ontem e 6h de hoje com pedidos de socorro. Oito deles relatavam ameaça de desabamento de estruturas ou infiltração e rachaduras em residências, quatro pediam socorro por deslizamentos de barreira e outros dois não foram detalhados.

As ligações foram registradas nos bairros de Barra de Guaratiba, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Cidade Nova, Tijuca e Vila Isabel.

"Até o momento não houve registro de situações graves envolvendo feridos. Durante toda a noite e madrugada, equipes da Defesa Civil estiveram em contato com as lideranças comunitárias para identificar ocorrências emergenciais e também para garantir atendimento em caso de necessidade de abertura e uso de pontos de apoio. Todas as sirenes já foram desligadas", concluiu o órgão.

Moradores do Rio de Janeiro que queiram receber alertas sobre tempestades podem se cadastrar no serviço da Defesa Civil enviando o CEP de sua residência por SMS para o número 40199. As mensagens são gratuitas.

Apenas ontem foram emitidos três avisos para os mais de 600 mil celulares cadastrados: o 1º às 3h02, por causa de núcleos de chuva forte que se deslocaram pelo oceano; o 2º às 12h25 e o 3º às 20h22 reforçando o alerta.

Já caso queiram pedir socorro, os cariocas podem acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199 ou a Central 1746 da Prefeitura do Rio.