Chuva alaga ruas do RJ e faz Defesa Civil acionar 71 sirenes em comunidades
As fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro na noite de ontem levaram a Defesa Civil a acionar sirenes de alerta em 36 comunidades das zonas sul, norte e oeste da capital.
Pelo menos 71 sirenes foram tocadas entre 22h15 e 23h30 nos pontos em que a tempestade registrou mais de 40 milímetros de água em uma hora, limite definido pelo protocolo de acionamento do alarme. O sistema de aviso, instalado em 2011, funciona em áreas localizadas em áreas de risco de desabamento no município e hoje conta com 165 dispositivos.
O UOL está no TikTok! Siga e acompanhe notícias, vídeos inusitados e trechos de programas do UOL.
Em algumas regiões, o volume de chuva ao longo da noite ultrapassou os 100 milímetros. São elas o Morro da Formiga, na Tijuca, com 138mm; a Rocinha, com 126,6 mm; Morro dos Macacos, em Vila Isabel, com 118 mm; Andaraí, com 110 mm; e a comunidade Chácara do Céu, no Vidigal, com 102 mm.
Na comunidade do Chapéu Mangueira, no Leme, foram registrados 80 mm de chuva em apenas 1 hora. Segundo dados do Alerta Rio, filiado a Prefeitura da cidade a média de chuva para todo o mês de março é de 133,9 mm.
Segundo nota da Defesa Civil ao UOL, o órgão recebeu 14 chamados entre 19h de ontem e 6h de hoje com pedidos de socorro. Oito deles relatavam ameaça de desabamento de estruturas ou infiltração e rachaduras em residências, quatro pediam socorro por deslizamentos de barreira e outros dois não foram detalhados.
As ligações foram registradas nos bairros de Barra de Guaratiba, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Cidade Nova, Tijuca e Vila Isabel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.