Topo

Esse conteúdo é antigo

Onça ataca jacaré, que se safa de virar presa no Pantanal; veja o flagra

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

08/04/2022 12h44Atualizada em 08/04/2022 15h03

Uma onça-pintada foi gravada tentando atacar um jacaré em um rio de Porto Jofre, no Parque Estadual Encontro das Águas, em Mato Grosso. Apesar do esforço do felino, o jacaré conseguiu escapar do ataque, girando o corpo sob a água até conseguir se desvencilhar das presas da onça.

A cena, gravada no ano passado pelo veterinário Jorge Salomão, durante visita ao pantanal mato-grossense, foi postada nas redes na época, mas só agora começou a viralizar, por conta do remake da novela "Pantanal", produzido e exibido pela TV Globo.

Salomão faz parte de um projeto que há três anos estuda o ecossistema local e monitora as onças que vivem no parque. Ele é especialista em felídeos (família da qual fazem parte as onças) e trabalha com conservação de felinos há 16 anos. No ano passado, ele e a equipe realizavam um trabalho de observação em campo quando foram surpreendidos pelo ataque ao jacaré.

"Essa região onde pudemos fazer o vídeo é uma região onde os animais já estão acostumados ao turismo de observação", explicou o veterinário, ao UOL. "Então o barulho do barco não assusta, é mais fácil avistá-las e fazer os registros. Nas áreas mais isoladas, aí a situação é diferente. A observação tem que ser feita através de monitoramento por câmeras".

onça - Reprodução/Instagram/@jorgesalomaojr - Reprodução/Instagram/@jorgesalomaojr
Veterinário conseguiu flagrar em vídeo o momento em que uma onça pintada ataca jacaré em rio no Pantanal
Imagem: Reprodução/Instagram/@jorgesalomaojr

Salomão diz que nesta região o jacaré é o prato preferido das onças.

"Apesar de serem felinos, as onças são muito habilidosas na água", afirma o biólogo Eduardo Soares. "São nadadoras excelentes. No vídeo, é possível ver que ela tenta imobilizar o jacaré pelo pescoço, agarrando-o com suas garras e usando suas presas afiadas. Mas o jacaré se debate e gira o corpo várias vezes, um mecanismo de defesa comum a esses répteis, dificultando a caçada da onça".

Segundo o biólogo, o jacaré possui poucos predadores no Pantanal e a onça é um deles. "Sua carne é muito apreciada por esse felino e, apesar de ser uma caçada difícil, vale a pena porque é alimento para muito tempo".

Parque é o maior refúgio de onças do mundo

O Parque Estadual Encontro das Águas está localizado no estado de Mato Grosso, entre os municípios Poconé e Barão de Melgaço, nas bacias dos rios Cuiabá, Piquiri, Cassange, Pirigara, Três Irmãos e Alegre. Criado em 2004, é considerado o maior refúgio de onças pintadas do mundo.

A melhor época para observar esses animais é entre julho e setembro, quando ocorre o período da seca. Nesse período, as onças se aproximam das margens dos rios para beber água e caçar.

Em 2020, o parque foi um dos mais atingidos pelas queimadas que ocorreram no Pantanal, com 85% da área afetada. Segundo o biólogo, a recuperação do bioma vem acontecendo de forma lenta e gradativa.

  • O UOL está no TikTok! Siga e acompanhe notícias, vídeos inusitados e trechos de programas do UOL.