Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê de um ano morre após ser picada por escorpião no interior de SP

Lara Vitória Carvalho de Oliveira morreu após picada de escorpião - Reprodução/Facebook
Lara Vitória Carvalho de Oliveira morreu após picada de escorpião Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

19/04/2022 14h56Atualizada em 19/04/2022 14h56

Um bebê de um ano morreu no domingo (17) após uma picada de escorpião em Birigui, no interior de São Paulo. Lara Vitória Carvalho de Oliveira estava na casa da família, no bairro João Crevelaro, quando foi alvo do animal peçonhento.

Segundo a OSS BHCL (Organização Social de Saúde da Beneficência Hospitalar de Cesário Lange), a criança deu entrada no pronto-socorro às 13h53 em estado grave. Ela chegou a receber o soro antiescorpiônico e foi pedida a transferência para a Santa Casa de Araçatuba. No entanto, ela não chegou a ser encaminhada para a unidade hospitalar.

"Houve agravamento do estado clínico da criança e apesar de todos os esforços da equipe médica, infelizmente, não foi possível reverter o quadro de saúde da criança, sendo o óbito registrado às 15h07", afirmou o órgão em comunicado.

A Prefeitura de Birigui, em nota enviada ao UOL, lamentou a morte da criança e afirmou que "se solidariza com os seus familiares neste momento de dor."

Nas redes sociais, a tia da menina afirmou que Lara recebeu duas doses de soro antiescorpiônico, mas teve duas paradas cardíacas. "Na primeira, conseguiram reverter o quadro, entubaram ela para transferência em Araçatuba, mas não deu tempo. [Ela] teve outra parada cardíaca, infelizmente não resistiu", escreveu ela.

A tia ainda afirmou que a sobrinha teve "um dos melhores atendimentos prestados nos primeiros socorros" e que "não houve negligência nenhuma por parte da equipe".

"Muito pelo contrário: só temos a agradecer pelo excelente atendimento pela toda equipe, alguns enfermeiros estão abalados, nem querem trabalhar! É um momento difícil até pra equipe! Agradecemos de coração ao profissionalismo e equipe de atendimento pela humanidade que tiveram com a pequena Lara", escreveu ela.

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui informou que o Centro de Controle de Vetores e Zoonoses realizou hoje uma busca ativa e manejo ambiental ao redor do quarteirão onde ocorreu o incidente. Segundo o órgão, agentes orientaram "os moradores para evitar o acúmulo de materiais inservíveis que possam facilitar o abrigo e proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos."

"A administração municipal esclarece ainda que realiza frequentemente ações de limpeza e orienta a população sobre os cuidados necessários contra escorpião. No bairro João Crevelaro, este ano, já foram feitas 11 buscas ativas, após notificação de moradores sobre aparecimento ou acidentes causados pelo animal peçonhento", disse a secretaria.

Segundo o órgão, a população deve manter os quintais limpos e evitar o acúmulo de madeira, entulhos e restos de materiais de construção, além de manter tampados os ralos, tanques e pias. Outra recomendação da secretaria é manter fechadas as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer.

"Em casos de acidentes, é necessário procurar imediatamente o Pronto-Socorro para receber o tratamento o mais rápido possível. Ao encontrar o animal em casa, o morador deve comparecer na Secretaria de Saúde para fazer a notificação. Dúvidas de como proceder podem ser obtidas ligando no (18) 3643-6274."

A Prefeitura ainda informou que possui estoque de soro antiescorpiônico, caso seja necessário o atendimento.