Topo

Esse conteúdo é antigo

Pastor é preso por estupro de menina em SP; polícia investiga carta de amor

Carta que estava em posse da adolescente e foi atribuída ao pastor; Polícia Civil investiga autoria - Divulgação/ Polícia Civil
Carta que estava em posse da adolescente e foi atribuída ao pastor; Polícia Civil investiga autoria Imagem: Divulgação/ Polícia Civil

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

27/04/2022 19h04Atualizada em 28/04/2022 13h54

O pastor Luiz Alberto Pacifico Soares, 38, foi preso suspeito de estupro de vulnerável de uma garota de 12 anos que frequentava sua congregação, em Itanhaém (SP). Segundo a Polícia Civil, o religioso confessou o crime em depoimento. Na casa da garota foram apreendidos bilhetes e uma carta, que a investigação atribui a Soares, em que o autor se declara à menina, admite saber que o que faz é "proibido", mas culpa Cupido, deus romano do amor, por suas ações e declara preferir não mais viver se não puder estar com ela.

A prisão foi realizada depois que duas testemunhas denunciaram o crime no 2º Distrito Policial da cidade. As testemunhas teriam ficado sabendo da situação pelo próprio pastor, que contou sobre o envolvimento com a adolescente, e procuraram a polícia na segunda-feira (25).

De acordo com a investigação, após a denúncia, policiais foram até a casa da garota e relataram a situação para a mãe dela. A menina teria confirmado a situação e contou ainda que manteve relação sexual com o pastor duas vezes, sem preservativo. Eles estariam juntos há dois meses e se encontravam nos fundos de uma casa em construção, que fica em frente à residência da menina.

Ainda segundo informações da polícia, Luiz é casado e tem filhos. A família dele não sabia do envolvimento amoroso do pastor com a garota.

O pastor foi levado à delegacia e em depoimento aos policiais, teria inicialmente negado o envolvimento com a garota, mas depois, diante de provas, teria confessado. Segundo a polícia, o homem contou que as conversas com a menina começaram por bilhetes que eles trocavam na igreja evangélica que frequentavam, no bairro Jardim Coronel.

Luiz foi preso por estupro de vulnerável e levado para a cadeia de Peruíbe, também no litoral paulista.

De acordo com a Polícia Civil e com a igreja em que o pastor atuava, ele ainda não teve defesa constituída e não tem advogado conhecido. O espaço segue aberto para manifestação e será atualizado tão logo representantes do suspeito se posicionem.

Cartas de amor

Na casa da menina, a polícia encontrou diversas cartas que teriam sido escritas pelo pastor e entregues à adolescente. Nas mensagens, declarações de amor em que o suspeito diz que a culpa pelo relacionamento seria "daquele cupido" e confessa saber que o que fazia era "proibido".

Eu sei que tudo isso é proibido. A culpa foi daquele cupido que não mirou direito... Quero um futuro com você, se não for assim, não quero mais viver.
Luiz Alberto Pacífico Soares, pastor

Em outro bilhete, Luiz desenha um mapa mostrando para a criança como ele faria para chegar ao ponto de encontro dos dois e anota o horário que a esperaria. Os bilhetes foram apreendidos como provas pela Polícia Civil.

Afastado da igreja

Após a prisão, Luiz Alberto Pacifico Soares foi afastado da função de pastor da Assembleia de Deus do Ministério Apostólico Cristão, onde atuava em Itanhaém.

"Em face das acusações e da extrema gravidade dos fatos, [Luiz] foi preventivamente afastado de suas funções eclesiásticas e da Capelania, podendo, respeitando o direito ao contraditório, ser afastado definitivamente de suas funções e desligado dos quadros de Pastor e Capelão. A igreja e a capelania não compactuam com esse tipo de conduta, prezam pelos bons costumes e já está em ação para dar suporte espiritual e psicológico devido a família do acusado, assim como a menor e sua família", diz nota, enviada pelo advogado Erasmo Fonseca, que representa a igreja.

Cupido é a representação do deus grego do amor, Eros, também conhecido apenas como "Amor", que seria filho de Vênus e Marte. Ele normalmente é caracterizado como uma criança alada que provoca atração entre os seres ao disparar flechas de seu arco.