Topo

Esse conteúdo é antigo

Campinas: aviões de Gol e Azul colidem em pátio do Aeroporto de Viracopos

Anaís Motta

Do UOL, em São Paulo

30/04/2022 11h43Atualizada em 30/04/2022 17h21

Duas aeronaves — uma da Gol, outra da Azul — se chocaram na noite de sexta-feira (29) no pátio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), a cerca de 95 km da capital paulista. Ninguém se feriu, e os aviões foram encaminhados para manutenção. (Veja fotos abaixo)

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, a colisão aconteceu às 21h29. A aeronave da Gol — um Boeing 737-800 — levava 56 passageiros, vinha do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e tinha acabado de pousar.

"A aeronave fazia o taxiamento para se deslocar para o estacionamento quando se chocou com a parte traseira da aeronave Embraer 195, da Azul, sem passageiros e estacionada no pátio", explicou ao UOL. "O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) do Comando da Aeronáutica foi acionado pela concessionária de Viracopos e já iniciou a análise e apuração do incidente."

Também procurada pela reportagem, a Gol confirmou que o acidente aconteceu durante um "procedimento de táxi" do voo G32026, que chegava a Viracopos vindo do Rio. Neste momento, a ponta da asa da aeronave atingiu a ponta da cauda de um avião da Azul.

"Os passageiros da Gol desembarcaram em segurança, e a aeronave foi disponibilizada para engenharia e manutenção para avaliação e reparo", informou a companhia.

A Azul reiterou que a colisão foi acidental e que não houve feridos.

"A aeronave da empresa estava vazia e parada em pernoite", disse ao UOL. "O avião foi colocado à disposição da equipe de manutenção para os reparos necessários".

Nas redes sociais, circulam fotos e vídeos dos danos causados às aeronaves após a colisão. "E um avião da Gol, que bateu o winglet [componente da asa] no cone de cauda de um Embraer da Azul, em Viracopos?!", escreveu uma usuária do Twitter.