Topo

Esse conteúdo é antigo

Ipê-roxo é transformado em Pernalonga gigante e condomínio é advertido

Ipê-roxo foi transformado em estátua do personagem Pernalonga em condomínio de Marília - Polícia Ambiental de Marília/Divulgação
Ipê-roxo foi transformado em estátua do personagem Pernalonga em condomínio de Marília Imagem: Polícia Ambiental de Marília/Divulgação

Lorena Barros

Do UOL, em São Paulo

25/05/2022 04h00

Um condomínio da cidade de Marília (SP) recebeu uma advertência da Polícia Ambiental após um ipê-roxo ser transformado em uma estátua do personagem Pernalonga em um playground.

A ocorrência foi registrada no domingo (22), no bairro Distrito Industrial. Segundo a Polícia Ambiental, uma denúncia de danificação de árvore nativa os levou até o local.

O responsável pelo condomínio foi acionado e acompanhou os oficiais durante a fiscalização.

"Em ato contínuo, visualizamos um playground, onde constatamos uma árvore cortada em que foi feito um trabalho entalhado na madeira, mais especificamente no cerne do tronco, constituindo a figura de um coelho, ou seja, alterando as características naturais da essência nativa", afirma a ocorrência.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, a advertência é a primeira sanção a ser aplicada diante de uma infração do tipo. Ela pode virar uma multa se for repetida ou, em alguns casos, se não for sanada.

No caso de Marília, a Polícia Ambiental não deixou claro ao UOL se o condomínio precisou reparar ou compensar o dano causado à árvore de alguma forma. A instituição também não informou o endereço completo ou o nome do responsável pelo recebimento da advertência, o que impediu, até o momento, que a administração do local fosse contatada para se manifestar. O espaço segue aberto e será atualizado tão logo haja posicionamento.