Topo

Esse conteúdo é antigo

Recife: Chuva prevista para um mês cai em 72h; previsão é de mais água

Fortes chuvas causaram alagamentos em pontos do Recife neste sábado (28) - MARLON COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)
Fortes chuvas causaram alagamentos em pontos do Recife neste sábado (28) Imagem: MARLON COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 10h05Atualizada em 30/05/2022 10h05

As chuvas que causaram mortes e alagamentos em Recife continuarão pelo resto da semana, segundo o Climatempo. Acompanhando a tendência, todas as outras oito capitais do Nordeste devem ter fortes precipitações. O Inmet classificou a severidade dos avisos de chuva em Pernambuco, Alagoas e leste de Sergipe como vermelho, quando significa que é de "Grande Perigo", sendo que a capital pernambucana teve em 72h o volume de chuva esperado para todo o mês.

Em Recife, estão previstas chuvas a qualquer hora até sexta-feira (3). Desde semana passada, o tempo chuvoso causou destruição e 84 mortes na capital. De sexta-feira (27) até a tarde de ontem, mais de 46 mil chamados para o número 193, telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, foram registrados.

Veja a previsão do tempo em sua cidade

De acordo com o Metsul, foram registrados 693 mm de chuvas na capital pernambucana neste mês de maio. Nos últimos dias, os acumulados diários ficaram acima de 200 mm, o que causou inundações e deslizamentos de terra. Outras cidades, como Jaboatão dos Guararapes e Olinda, tiveram 660 mm e 635 mm de chuva, respectivamente.

As chuvas diárias na capital foram de 66 mm no dia 24, 177 mm no dia 25, 29 mm no dia 26, 22 mm no dia 27, 204 mm no sábado e 38 mm ontem, até às 12h. O Climatempo apontou que, de sexta-feira até ontem, choveu 312 mm, o equivalente a um mês inteiro na capital.

Em Recife, hoje está previsto cair até 30 mm de chuva; amanhã e quarta-feira (1) há previsão de 25 mm de chuva, quinta-feira (2) essa previsão cai para 15 mm, mas volta a subir na sexta-feira, chegando aos 20 mm.

As outras capitais

Maceió e Aracajú também têm previsão de chuva a qualquer hora no decorrer dos próximos dias. Com alerta do Inmet, ambas as capitais também não terão trégua no tempo.

Na capital alagoana, hoje, amanhã e quinta-feira a chuva pode chegar aos 25 mm. Já na quarta e sexta-feira há previsão de 15 mm de chuva.

Em Aracajú, a chuva prevista hoje é 25 mm e amanhã e quinta-feira 15 mm. A chuva só fica um pouco menos volumosa na quarta e sexta-feira, quando são previstos 6 e 10 mm de chuva, respectivamente.

Fortaleza, João Pessoa e São Luís não têm classificações de "Grande Perigo" em relações pelo Inmet em relação às chuvas, mas o Climatempo prevê água a semana inteira nessas capitais.

Na capital cearense, hoje está previsto 12 mm de chuva. A situação se agrava de amanhã até quinta, quando são registrados 25 mm nos dois dias e 20 mm na quarta-feira. Na sexta-feira a chuva acalma e fica em 10 mm.

Em João Pessoa, hoje e amanhã há previsão de que caiam 25 mm de chuva. De quarta a sexta-feira esse número cai e fica em 15 mm.

Na capital maranhense, o menor volume de água está previsto para hoje, com 12 mm de chuva. A partir de amanhã a situação aperta um pouco, quando será registrado 25 mm, já na quarta e quinta-feira esse volume fica em 20 mm e 15 mm, respectivamente. Esse número volta a subir na sexta-feira, com previsão de 25 mm de chuva.

Há também previsão de chuva em Teresina, capital do Piauí. A semana começa com poucas chuvas, com previsão de 4 mm. Amanhã, quarta e quinta-feira essa previsão oscila, com 15 mm, 10 mm e 20 mm nos três dias. Essa previsão sobe um pouco mais na sexta-feira, com 25 mm de água.

A única capital que não terá grandes volumes, segundo o Climatempo, é Salvador. O volume máximo é previsto para amanhã, com 10 mm. Os outros dias, incluindo hoje, ficam abaixo disso.