Topo

Esse conteúdo é antigo

Do calor ao frio: semana tem sobe e desce nas temperaturas; veja previsão

Calor e frio devem se revezar, com temperaturas caindo no fim de semana - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo (arquivo)
Calor e frio devem se revezar, com temperaturas caindo no fim de semana Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo (arquivo)

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 04h00Atualizada em 30/05/2022 09h03

As capitais brasileiras terão sobe e desce nas temperaturas nos próximos dias, com destaque para a região Sul, que terá frio e tempo chuvoso, para o Nordeste, com calor e chuvas diárias, e para o Sudeste, que terá chuva e alguns dias mais gelados, amanhã e principalmente no fim de semana, segundo o Tempo Agora.

Depois de um fim de semana de tempo firme e sol, São Paulo começa a semana com tempo nublado, garoa e máxima de 24 ºC — apesar de os termômetros no início da manhã ficarem abaixo dos 20ºC. Há possibilidade de chuva a qualquer hora.

Veja a previsão do tempo em sua cidade

O tempo segue mais cinza e frio amanhã, quando são previstos dia e noite chuvosos, com mínima de 15 ºC e máxima de apenas 20 ºC.

A temperatura sobe de novo na quarta (1) e quinta-feira (2), com máxima de 27 ºC e sem previsão de chuva nos próximos dias.

Na sexta-feira (3) não há previsão de chuva e a máxima pode chegar a 25 ºC. A outra virada vem no sábado, com a meteorologia indicando que uma frente fria derruba os termômetros: as máximas devem ficar em torno dos 20 ºC, mas o tempo fica firme e as mínimas giram em torno dos 15ºC.

Mais Sudeste

O boletim do Inmet aponta volume de chuva chegando a 50 mm.

O Rio de Janeiro começa a semana com previsão de pancadas de chuva à noite e máxima de 30 ºC. Amanhã e quarta-feira a temperatura fica estável, com máxima de 27 ºC em ambos os dias e pancadas de chuva à tarde e à noite amanhã. Na quinta-feira a temperatura vai aos 26 ºC e na sexta-feira há uma leve subida nos termômetros, com 30 ºC de máxima.

Já em Belo Horizonte não há previsão de chuva para nenhum dia e a temperatura chega aos 28 ºC ainda hoje. Amanhã sobe ainda mais e chega aos 30 ºC, antes de amenizar no restante da semana. Vitória acompanha a previsão da capital mineira.

Região Sul

Segundo o boletim do Inmet, Paraná, norte de Santa Catarina e litoral do Rio Grande do Sul poderão superar os 70 mm de chuva. As capitais do Sul terão dias mais frescos essa semana.

Curitiba e Florianópolis terão ao menos um dia chuvoso nesses próximos dias.

Na capital paranaense, a semana começa com previsão de tempo chuvosa e fria: as máximas vão de 20 ºC hoje a por volta de 16 ºC amanhã e quarta. As mínimas caem para 11 ºC.

Na capital catarinense a semana começa com possibilidade de garoa, com mínima de 14 ºC e máxima de 18 ºC. Para amanhã é previsto tempo chuvoso de dia e à noite, com mínima de 13 ºC e máxima de apenas 17 ºC. O tempo segue frio, chegando a máximas de 19 ºC pelo menos até sábado.

Porto Alegre é onde os termômetros mais caem, sempre com possibilidade de chuva: a semana começa fria, com mínima de 11 ºC e máxima de 16 ºC hoje. Amanhã a temperatura desce ainda mais e varia de 8 ºC a 15º C. Nos outros dias, as mínimas sobem pouco, indo a 14 ºC na sexta, com máxima de por volta de 18 ºC entre quarta e sexta, antes de o tempo amenizar no fim de semana.

Região Nordeste

Segundo o Inmet, são previstos acumulados de chuva de até 70 mm no norte do Maranhão, Piauí e costa leste da região.

Em São Luís e Teresina, são previstas pancadas de chuva todos os dias da semana.

Na capital maranhense, é previsto máxima de 30 ºC hoje. Amanhã a temperatura chega a 31 ºC e na quarta-feira fica em 30 ºC. Na quinta e sexta-feira são previstos máximas de 29 ºC.

Mesmo com chuvas diárias, o calor não dá trégua em Teresina. A semana começa com 34 ºC hoje e 35 ºC amanhã, mas os termômetros caem um pouco no fim da semana, quando serão registrados máximas de 32 ºC.

Já em outras capitais, como Fortaleza, Salvador, Recife e João Pessoa também há previsão de chuva nessa semana. Em todas estas cidades, as temperaturas máximas ficam entre 28 ºC e 30ºC.

Região Norte

O Inmet prevê até 150 mm em Roraima, noroeste do Amazonas e extremo norte do Amapá.

Em Boa Vista, Manaus, Amapá e Belém terão chuvas diárias, assim como as capitais do Nordeste.

Na cidade de Boa Vista, o calor será intenso. Hoje é previsto 33 ºC de máxima e amanhã 31 ºC. De quarta a sexta-feira a temperatura se estabiliza com máxima de 32 ºC.

Na capital amazonense, a temperatura só fica abaixo dos 30 ºC na quinta-feira, sendo que o dia mais quente deve ser hoje, com até 33 ºC. Seguindo esta tendência, Amapá só terá temperatura abaixo dos 30 ºC na quinta-feira, com hoje e amanhã podendo marcar 34 ºC. O mesmo acontece com Belém.

Região Centro-Oeste

As capitais do Centro-Oeste terão dias quentes nesta semana, segundo o Climatempo.

Cuiabá e Goiânia não terão temperatura máxima abaixo dos 30 ºC nos próximos dias. Na capital de Mato Grosso, o destaque fica para amanhã com previsão de chuva, e quinta-feira, com 37 ºC de máxima. Já na capital goiana, amanhã os termômetros batem os 33 ºC, sem previsão de chuva em nenhum dia da semana.

Em Brasíia não há previsão de chuva para nenhum dia e temperaturas altas até sexta-feira. A máxima da semana fica para amanhã e quarta-feira, com 30 ºC registrados.