Topo

Esse conteúdo é antigo

Fim de semana sem calor pode ter garoa em SP; veja a previsão pelo país

Previsão é de chuva para várias capitais - kulkann/Getty Images/iStockphoto
Previsão é de chuva para várias capitais Imagem: kulkann/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 12h08Atualizada em 03/06/2022 15h45

O fim de semana em algumas capitais brasileiras será marcado por muita chuva. Uma frente fria que avança pela costa do Sudeste deixa o tempo instável e levará nuvens carregadas para o Nordeste e Norte do país. Além disso, um novo ciclone extratropical também começa a se formar no Sul no domingo (5), gerando uma área de instabilidade na região.

Em São Paulo, a chuva não deve ser intensa. É previsto garoa pela manhã de sábado, e as temperaturas vão se manter baixas.

A mínima para o fim de semana é de 14ºC e a máxima não deve passar de 22ºC no domingo (5), que aponta para um dia com sol e algumas nuvens.

Veja a previsão do tempo na sua cidade

O Rio de Janeiro também deve ter apenas garoas. As temperaturas variam de 15ºC a 25º.

Já Vitória terá um sábado bastante chuvoso e o tempo só deve voltar a ficar firme no domingo à noite. A mínima é de 18ºC e a máxima de 23ºC. Belo Horizonte deve sentir pancada de chuva apenas no sábado à noite, mas as temperaturas vão permanecer baixas: a mínima para o dia é de 14ºC e a máxima é de 23º.

Uma área de baixa pressão atmosférica começa a se deslocar para o Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo, o que deve provocar a formação de um ciclone extratropical a partir de segunda-feira (6). Durante o fim de semana, o estado não deve sofrer com fortes temporais, mas a mínima deve ficar entre 9ºC e 19ºC. Já durante a semana os gaúchos vão sentir tempestades, ventos fortes e até registro de granizo.

Em Florianópolis, a previsão é de chuva. As mínimas oscilam entre 11ºC no sábado (4) e 15ºC no domingo (5) e a máxima não deve ultrapassar os 20ºC. Curitiba terá chuvas apenas no sábado, quando a temperatura pode chegar a 9ºC.

Chuvas no Nordeste

A região Nordeste, que vem enfrentando fortes temporais nos últimos dias, mantém a previsão chuvosa para o fim de semana.

No Recife, a chuva continua com possibilidade de fortes trovoadas. A temperatura oscila entre os 23ºC e os 28ºC. Em Aracaju, também chove, mas as temperaturas altas permanecem. A mínima para o fim de semana é de 22ºC.

Salvador terá chuvas isoladas no fim de semana e temperaturas que podem chegar a 28ºC. A previsão para Maceió, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Natal e São Luís também é de chuva e temperaturas elevadas.

No Norte, o tempo será instável. Belém, Macapá e Manaus poderão sentir fortes chuvas com trovoadas. As temperaturas nestas capitais devem chegar a 32º durante o fim de semana e as mínimas não serão menores que 23ºC.

Centro-Oeste permanece seco

A massa de ar seco que está estacionada no Centro-Oeste brasileiro deve manter o tempo firme e as temperaturas elevadas durante o fim de semana.

Segundo a Climatempo, o sistema já está há quase dois meses na região, deixando diversas cidades com baixo índice de umidade relativa do ar, o que provoca um alerta, inclusive para queimadas.

Cuiabá está há 31 dias sem chuva e deve permanecer assim no fim de semana. Algumas nuvens poderão pairar no céu, mas não há sinal nem de garoa. A temperatura mínima é de 19ºC e a máxima pode chegar a 36ºC.

Goiânia e Campo Grande também terão tempo firme, com algumas nuvens. A capital de Goiás pode atingir a mínima de 15ºC no sábado (4), mas a temperatura máxima prevista para o fim de semana é de 31ºC. Já a capital do Mato Grosso do Sul terá mínimas entre 17ºC e 19ºC e máximas de 29ºC e 32ºC, no sábado (4) e domingo (5), respectivamente.

Brasília, cuja última chuva ocorreu em 7 de maio, também segue com o tempo seco. A temperatura mínima é de 14ºC e a máxima é de 28ºC.