Topo

Esse conteúdo é antigo

Onça-pintada estampada em cédula de R$ 50 completa 20 anos de vida no RJ

Gabi, um dos animais mais famosos do zoológico, ganhou até mesmo uma festa de aniversário - Reprodução/ @bioparquedorio
Gabi, um dos animais mais famosos do zoológico, ganhou até mesmo uma festa de aniversário Imagem: Reprodução/ @bioparquedorio

Colaboração para o UOL, de São Paulo

08/06/2022 16h55Atualizada em 08/06/2022 16h55

Bastante famosa em todo o país, a onça Gabi, residente do zoológico BioParque, no Rio de Janeiro, completa 20 anos hoje. Conhecido por ilustrar a cédula de 50 reais, o animal ganhou uma festa de aniversário com direito a bolo de carne e presentes.

Gabi nasceu em meados de 2002 no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, filhote das onças Negona e Alexandre, o Grande. Tamanha era sua beleza que, no mesmo ano, a Fundação Riozoo foi notificada por um ofício emitido pela Casa da Moeda.

No documento, o órgão solicitava uma foto da pequena Gabi, que seria usada em uma nova cédula. Foi assim que um fotógrafo passou a visitar o recinto da onça todos os dias durante três meses. Oito anos depois, em 2010, a cédula de 50 reais surgiu, ilustrada pela imagem do felino que, até hoje, é um dos mais procurados do BioParque.

Aniversário da onça Gabi - Reprodução/ @bioparquedorio - Reprodução/ @bioparquedorio
Em comemoração, o felino ganhou até mesmo um bolo de carne e alguns presentes
Imagem: Reprodução/ @bioparquedorio

Aos recém-completados 20 anos, Gabi já é considerada uma onça geriatra, já que sua idade ultrapassou a expectativa para sua espécie, que varia de 10 a 15 anos. Para o BioParque, a comemoração representa uma forma de conscientizar a população sobre a importância desses animais, bem como a necessidade de conservação das espécies ameaçadas de extinção, como é o caso das onças-pintadas.