Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio tem primeiros flagras de jubartes em época de reprodução: 'Fantástico'

Do UOL, em São Paulo

10/06/2022 18h45Atualizada em 11/06/2022 09h40

Os meses de junho a setembro marcam a temporada de baleias jubartes em Arraial do Cabo (RJ) e o captador de imagens Marcelo Gah, da Fundação do Meio Ambiente de Arraial do Cabo, fez, ontem, registros de alguns dos quase quarenta trios de espécimes que começaram a cruzar o mar do município em 2022.

Segundo Gah, o município seria o "melhor local do Brasil" para observação das Jubartes em ponto fixo de terra. "As jubartes passam próximas de praias, costões rochosos e barcos de pesca e turismo náutico. Bastante gente aparece para observar", disse.

A temporada de baleias na região se deve ao ciclo reprodutivo da espécie, que sai do frio de Geórgia do Sul e Sandwich do Sul para aproveitar as temperaturas mais elevadas que encontram no litoral de Arraial do Cabo para reprodução. Em 2019, a prefeitura de Arraial do Cabo estimou que cerca de 20 mil desses mamíferos circulassem pela costa.

Gah contou que outros tipos de baleias costumam chegar ao local até com fungos devido à longa jornada. "Isso acontece devido à alimentação, que não foi adequada para essa jornada longa", afirmou, destacando ainda que isso é influência de pesca predatória, mas as jubartes já vêm prevenidas. "A jubarte já vem alimentada, mas essas outras baleias, não".

O pesquisador afirmou que na quinta-feira (9), foram vistos 40 grupos de até três baleias jubartes em Arraial do Cabo, o que ele definiu como "fantástico".