Topo

Esse conteúdo é antigo

Pais acham foto íntima e pastor é preso suspeito de estuprar menores no RJ

Prisão foi realizada na cidade de Araruama - Polícia Civil do Rio de Janeiro/Divulgação
Prisão foi realizada na cidade de Araruama Imagem: Polícia Civil do Rio de Janeiro/Divulgação

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

14/06/2022 15h03Atualizada em 14/06/2022 15h07

A Polícia Civil do Rio prendeu na manhã de hoje um pastor de 30 anos, suspeito de cometer estupro e estupro de vulnerável. As vítimas são duas menores de idade, filhas de fiéis de uma igreja em Araruama, cidade da Região dos Lagos. As denúncias começaram quando pais acharam uma foto íntima que o pastor havia enviado para o celular de uma delas.

Jonas Braga, 30, que se apresentava como profeta bispo do Ministério da Promessa, foi preso na casa dele, no bairro de Ampliação, em Itaboraí, na região metropolitana, onde também mantinha uma igreja.

Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva.

Jonas Braga se apresentava como profeta bispo do Ministério da Promessa em Araruama - Polícia Civil do Rio de Janeiro - Polícia Civil do Rio de Janeiro
Jonas Braga se apresentava como profeta bispo do Ministério da Promessa em Araruama
Imagem: Polícia Civil do Rio de Janeiro

O delegado Filipe Poyes, titular de delegacia de Araruama, responsável pela prisão, disse ao UOL que Braga responde a dois inquéritos por estupro cometido contra meninas de 11 anos e 17 anos de idade. O pastor se beneficiava da confiança da família para oferecer carona às vítimas.

"Ele utilizava seu veículo para praticar esses atos. Geralmente, ele pegava a vítima em casa e levava até a igreja e no caminho praticava esses atos", afirmou o delegado.

As duas meninas vítimas do pastor são irmãs. A mais nova chegou a ser abusada pelo menos três vezes no interior do carro.

Os abusos ocorreram em agosto de 2020 e foram descobertos e comunicados à polícia em maio deste ano. As vítimas contaram sobre os abusos para a família após os pais acharem uma foto íntima que o pastor havia enviado para o celular de uma delas.

Ainda segundo o delegado, Braga chegou a afirmar às vítimas que "era pastor da porta da igreja para dentro e da porta da igreja para fora, era apenas um homem".

Os abusos foram relatados pelas vítimas à polícia.

Ainda de acordo com a investigação, a jovem de 17 anos que foi vítima do pastor havia procurado por ele na tentativa de buscar ajuda após ter sido vítima de um assédio.

Braga é suspeito de buscar a jovem e no trajeto cometer o crime. A pedido da própria família, ela pegou uma carona com o pastor para voltar de um curso.

Após o ato, o pastor, que não usou preservativo, segundo informações da polícia, mandou mensagens à jovem dizendo que ela não precisava ficar preocupada em caso de gravidez.

"Ela afirmava que caso ela engravidasse, ele poderia resolver o problema com 'remedinho' e em dez minutos conseguiria 'tirar o filho'".

A Polícia Civil espera que após a divulgação do caso, outras possíveis vítimas se apresentem na delegacia. Segundo a polícia, Jonas Braga não reagiu à prisão, foi conduzido para a delegacia de Araruama e será encaminhado ainda hoje para uma das unidades prisionais do estado.

O suspeito ainda não tem advogado constituído. Na delegacia, ele permaneceu em silêncio.