Topo

RJ: MP denuncia defensora pública que chamou entregador de macaco

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

21/06/2022 21h31

O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) denunciou hoje (21) a defensora pública aposentada Claudia Alvarim Barrozo, 59, por injúria racial contra dois entregadores negros no dia 30 de maio. Em vídeo publicado por uma das vítimas, Claudia chama um deles de "macaco".

Além da denúncia, o MP também fez um requerimento para que a Justiça determine um valor a ser pago por Claudia para "reparação de danos" às vítimas. O pedido foi feito pela 2ª Promotoria de Investigação Penal de Niterói. UOL tenta contato com a defesa da defensora pública aposentada.

Segundo a denúncia, os dois entregadores estacionaram a van em frente à casa da defensora, num condomínio de luxo em Niterói, para deixar uma encomenda. Foi quando Claudia saiu de casa exigindo que eles saíssem dali.

"O ajudante disse que não era motorista, que não tinha habilitação e explicou que o motorista [que entregava uma encomenda em outra casa] já estava voltando. Ela então começou a ofendê-lo, o chamando de 'otário, babaca e idiota' e ainda jogou uma pedra na van e tentou quebrar o retrovisor", disse o advogado Joab Gama, que representa as vítimas, em entrevista ao UOL.

Ainda de acordo com a denúncia, Claudia proferiu ofensas, os chamou de macacos, bateu nos vidros e atirou duas pedras e uma lata de refrigerante contra o veículo. "Era para ter quebrado", disse ela, segundo o documento.

O MP também aponta que Claudia figura como autora em outros inquéritos policiais por crimes como constrangimento ilegal, lesão corporal culposa, difamação e injúria. O UOL apurou que, desde 2014, são ao menos cinco processos e mais uma sexta anotação policial contra ela antes do caso registrado pelos entregadores.

Claudia aposentou-se da Defensoria Pública em novembro de 2016.