PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
1 mês

Políticos lamentam morte de D. Claudio; sempre ao lado dos pobres, diz Lula

O cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes - Lalo de Almeida/Folhapress
O cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes Imagem: Lalo de Almeida/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

04/07/2022 14h05Atualizada em 04/07/2022 16h08

Políticos brasileiros usaram suas redes sociais para lamentar a morte de Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. O ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um dos que se pronunciou, lembrando que o religioso atuava em defesa dos mais pobres.

"Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas", escreveu Lula no Twitter ao compartilhar uma foto ao lado de Hummes.

Ele também acrescentou alguns exemplos da atuação política de Dom Cláudio, como em defesa da Amazônia e da demarcação de terras indígenas, além de seu papel na proteção dos trabalhadores do ABC nas greves dos anos 1970, movimento do qual Lula era um dos líderes. "Não nos esqueceremos de Dom Cláudio", concluiu.

O também pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) lamentou o falecimento do arcebispo. Segundo o político, é uma "grande perda", "principalmente para os brasileiros mais pobres e para a causa ambiental no mundo".

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou que a ação e fé do arcebispo "fortaleceram a Igreja Católica". "Que sua trajetória de dedicação a Deus e ao povo continue a nos servir de exemplo e inspiração", escreveu.

Os pré-candidatos ao governo do estado de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) também lamentaram a morte. Ambos usaram a palavra "exemplo" para se referir a ele.

O presidenciável André Janones (Pros) agradeceu pelas ações de Dom Cláudio: "Será sempre inspiração para cuidarmos daqueles que mais precisam".

Simone Tebet, pré-candidata do MDB ao Palácio do Planalto, disse que reforçava seu compromisso, em nome de Dom Cláudio, "para reconstruir o Brasil com políticas ambientais sérias, participação mais ativa na defesa da vida e do meio ambiente, que protejam a nossa biodiversidade e preservem os recursos naturais do nosso país".

Veja mais políticos que se manifestaram:

Cotidiano