Políticos lamentam morte de D. Claudio; sempre ao lado dos pobres, diz Lula
Políticos brasileiros usaram suas redes sociais para lamentar a morte de Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. O ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um dos que se pronunciou, lembrando que o religioso atuava em defesa dos mais pobres.
"Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas", escreveu Lula no Twitter ao compartilhar uma foto ao lado de Hummes.
Ele também acrescentou alguns exemplos da atuação política de Dom Cláudio, como em defesa da Amazônia e da demarcação de terras indígenas, além de seu papel na proteção dos trabalhadores do ABC nas greves dos anos 1970, movimento do qual Lula era um dos líderes. "Não nos esqueceremos de Dom Cláudio", concluiu.
O também pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) lamentou o falecimento do arcebispo. Segundo o político, é uma "grande perda", "principalmente para os brasileiros mais pobres e para a causa ambiental no mundo".
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou que a ação e fé do arcebispo "fortaleceram a Igreja Católica". "Que sua trajetória de dedicação a Deus e ao povo continue a nos servir de exemplo e inspiração", escreveu.
Os pré-candidatos ao governo do estado de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) também lamentaram a morte. Ambos usaram a palavra "exemplo" para se referir a ele.
O presidenciável André Janones (Pros) agradeceu pelas ações de Dom Cláudio: "Será sempre inspiração para cuidarmos daqueles que mais precisam".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.