Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia Civil volta atrás e diz que agente que matou petista está internado

Paulo Roberto Netto, Lorena Pelanda e Mariana Durães

do UOL, em Brasília, Colaboração para o UOL, em Curitiba e do UOL, em São Paulo

10/07/2022 17h31Atualizada em 10/07/2022 17h42

A Polícia Civil do Paraná voltou atrás e retificou a informação sobre a morte do agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho, que invadiu a festa de aniversário e matou o guarda municipal Marcelo Arruda, 50, na madrugada deste domingo (10). Em novo informe, a corporação disse que Guaranho não morreu e segue internado.

O UOL apurou que o agente foi levado para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A unidade não informou o estado de saúde de Guaranho e disse que somente compartilhará informações com familiares e a polícia.

Mais cedo, a Polícia Civil divulgou uma nota à imprensa afirmando que o agente havia sido morto após ser baleado por Arruda. As informações, segundo o UOL apurou, teriam sido repassadas à assessoria da corporação pela delegacia de Foz do Iguaçu.

A nota dizia: "A PCPR informa que o fato ocorrido em Foz do Iguaçu nessa madrugada, tratou-se de uma discussão em uma festa de aniversário de um guarda Municipal, Marcelo Aloizio de Arruda (vítima 1). As vítimas são um GM e um Policial Penal Federal, Jorge José da Rocha Guaranho (vítima 2). Ambos entraram em óbito. A Delegacia de Homicídios está apurando o caso para maiores esclarecimentos da motivação do crime".

Em novo informe, divulgado às 17h35 de domingo (10), a Polícia Civil informou que Guaranho segue vivo e está internado "em estado grave".

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informa que a Polícia Civil está investigando a morte do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda. Ele e o policial penal federal Jorge Jose da Rocha Guaranho se desentenderam durante a festa de aniversário de Arruda. Os dois acabaram baleados, Guaranho segue internado em estado grave. Imagens estão sendo analisadas e testemunhas sendo ouvidas. A Polícia Científica está atuando no procedimento pericial que auxiliará para que os fatos sejam esclarecidos e o Inquérito Policial relatado e encaminhado à Justiça"
Polícia Civil do Paraná, em ova nota à imprensa

Durante coletiva de imprensa na tarde de hoje, a delegada Iane Cardoso retificou a informação e disse que Guaranho está vivo e internado em "estado estável".

"A informação que a gente tem é que o agente penal não veio a óbito, como estão informando ai. Ele não veio a óbito. Pelo contrário, ele está em estado estável. Inclusive ele foi autuado em flagrante, é bom deixar claro. Então, o delegado que estava de plantão na noite de ontem ele autuou o indivíduo em flagrante de delito. Ele está custodiado pela Polícia Militar enquanto recebe auxílio médico", disse.

Apesar de mencionar que o estado de Guaranho é estável, uma nova nota da Polícia Civil diz que o agente está em "estado grave".

Polícia investiga crime

O crime ocorreu durante a festa de aniversário de 50 anos do guarda municipal Marcelo Arruda. Filiado ao PT, a comemoração foi temática com as cores e imagens do partido.

Segundo o boletim de ocorrência e testemunhas ouvidas pelo UOL, a festa reuniu cerca de quarenta convidados na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu. Por volta das 23h de ontem (9), o agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho invadiu o local, acompanhado da mulher e do filho, e começou a xingar quem estava na festa e a gritar "aqui é Bolsonaro". O aniversariante não conhecia o bolsonarista, segundo relatos.

Guaranho teria ido embora e voltado cerca de 15 ou 20 minutos depois, sozinho e armado.

A esposa de Marcelo Arruda, que é policial civil, se identificou com o distintivo, mas Guaranho avançou contra o guarda municipal e efetuou os dois primeiros disparos. Arruda revidou a agressão e atirou contra o bolsonarista ao menos três vezes. Marcelo Arruda foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

André Alliana, amigo do aniversariante, disse ao UOL que a festa transcorria normalmente quando Guaranho chegou, em um carro branco, com a mulher no banco de trás, segurando um bebê de colo.

"Achamos que era um convidado, já que também tinha bolsonaristas no local. O Marcelo estava na cozinha e fomos chamá-lo para receber esse homem. Foi aí que vimos que não era brincadeira. Em seguida, ele [Guaranho] deu a volta de carro, xingou quem estava lá e disse que ia voltar para 'acabar' com todo mundo. O Marcelo estava com um copo de chope na mão e acabou jogando nele para expulsá-lo do local", diz.

O invasor, o bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, está internado - Reprodução - Reprodução
O invasor, o bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, está internado
Imagem: Reprodução

Com medo, Arruda foi até seu carro e voltou com uma pistola, diz Alliana.

"Quinze minutos depois, o cara [Guaranho] voltou sozinho. A esposa do Marcelo, que é policial civil, tentou impedir que ele entrasse na festa. Nisso, o cara começou a atirar. Atingiu o Marcelo na perna e no peito. O Marcelo também conseguiu atirar nele", diz.

A Delegacia de Homicídios informou que está apurando o caso.

Arruda deixa mulher e quatro filhos, incluindo um bebê. Filiado ao PT, ele foi candidato a vice-prefeito de Foz do Iguaçu pelo partido em 2020.